quinta-feira, 24 de maio de 2012

Delegacia de Guamaré tinha 22 mulheres presas junto com homens


Até a noite desta terça-feira (22/05), quando o Comando Geral da Polícia Militar determinou a transferência de algumas presas e a Justiça liberou outras, a Delegacia da Polícia Civil na cidade de Guamaré abrigava 22 mulheres detidas com 20 homens em um mesmo espaço. Oito dessas presas foram levadas para Mossoró e outras sete para a cidade de Parnamirim. Cinco receberam alvará de soltura, ainda na noite de ontem, e duas ganharam prisão domiciliar.
A situação foi relatada no Bom Dia Brasil, da TV Globo, na manhã desta quarta-feira (23), e mostrou mais uma vez a realidade da segurança pública do Rio Grande do Norte. Além de homens e mulheres estarem juntos, a unidade da Polícia Civil foi feita de carceragem de maneira improvisada.
No entanto, o comandante geral da Polícia Militar, coronel Francisco Canindé de Araújo Silva, informou que os presos só ficaram juntos porque eles mesmos fizeram uma rebelião e quebraram a parede que dividiam as celas. Como a unidade estava superlotada, homens e mulheres acabaram dividindo o mesmo espaço.
Na reportagem exibida na TV Globo, que mostrou também a falta de higiene e instalações elétricas no prédio, os presos chegaram dizer que não fugiam porque não queriam, tendo em vista que existem buracos nas paredes da cela e não existem policiais suficientes na cidade.
A própria Polícia Militar teve que destacar parte do seu efetivo para atuar como carcereiro. Na noite de ontem, o Destacamento da PM em Guamaré, juntamente com o Grupo Tático de Operações (GTO) de Macau e a Guarda Municipal também de Guamaré montaram um grande esquema para fazer a transferência das presas femininas.
Elas foram colocadas em vans e levadas para Mossoró e Parnamirim. Agora, apenas homens estão detidos na Delegacia de Guamaré. O coronel Araújo Silva disse ao Portal BO que dos 20 homens presos naquela unidade, três são regime semiaberto e vão apenas dormir. O Comando Geral da Polícia Militar também determinou o reforço no policiamento daquela cidade.

Fonte: Portal BO

Nenhum comentário :