sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Mossoró representa Rio Grande do Norte no "G20 Semiárido"


Mossoró é uma das 20 cidades polos do semiárido brasileiro que participará nos próximos dia 22 e 23 de outubro do G20 Semiárido - Fórum Permanente para o Desenvolvimento Regional, que acontecerá em Petrolina, Pernambuco. A programação foi divulgada nesta quinta (08). O município é o único do Estado a integrar o grupo de cidades que participarão do evento.

Para criação do G20, os critérios adotados, segundo informou o prefeito de Petrolina, Julio Lossio, idealizador da iniciativa, foram a densidade demográfica e a influência econômica exercida pelos municípios em outras localidades.

O PIB movimentado pelo grupo gira em todo de R$ 50 milhões e reúne 4,6 milhões de habitantes. Ainda segundo o gestor, a iniciativa quer propor debates sobre políticas que estimulem avanços, participação e representatividade dos municípios, com o objetivo de reduzir as disparidades econômicas intra e inter-regionais.

Conheça mais sobre o G20 Semiárido AQUI

Além de Mossoró, participam do G20 os municípios de: Arapiraca (AL); Feira de Santana, Jequié, Juazeiro, Paulo Afonso e Vitória da Conquista (BA); Caucaia, Crato, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Maranguape, Iguatu e Sobral (CE); Campina Grande e Patos (PB); Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe, Garanhuns e Petrolina(PE) e Mossoró(RN).

A abertura será no dia 22 às 19h, no auditório do Senai com a conferência O Novo Semiárido, ministrada pela economista, socióloga e professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Tânia.

Na sexta-feira (23), os trabalhos começam às 8h30 com uma mesa redonda apresentando o tema Logística e Infraestrutura. O secretário Nacional de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional Irani Braga debate o assunto com Érico Miranda, ex-secretário de Planejamento de Campina Grande – PB, e professor da Universidade Federal de Campina Grande e Fábio Guedes, atual presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas – FAPEAL e professor da Universidade Federal de Alagoas.

Ainda pela manhã, começando às 10h15, a mesa redonda com o tema Cadeias Produtivas e Dinâmicas Econômicas, vai reunir o superintendente do Escritório de Estudos Econômicos do Nordeste/ Banco do Nordeste – BNB Francisco José Bezerra, o coordenador de Estudos do Desenvolvimento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA e ex-secretário de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente de Pernambuco Aristides Monteiro Neto e João Ricardo Lima, pesquisador em economia aplicada da Embrapa – Semiárido e professor da Faculdade de Ciências Sociais Aplicada de Petrolina – FACAPE.

No período da tarde, as atenções se voltam para o JB Hotel, onde começa às 14h, uma reunião de cúpula com a participação dos prefeitos e secretários municipais das cidades do G20 Semiárido.

Segundo o prefeito de Petrolina – PE e idealizador doFórum Julio Lóssio, às 16h será divulgada a Carta do Semiárido.“Além dos prefeitos e secretários destas 20 cidades, que respondem juntas por um PIB de R$ 50 bilhões e reúnem 4,6 milhões de habitantes, teremos ainda as participações de representantes de centros de pesquisa, universidades, órgãos governamentais e atores sociais de todo país,” adiantou Julio Lóssio.

Mossoró Hoje

Nenhum comentário :