sexta-feira, 4 de julho de 2014

Entrevista: Henrique prega união de governadores do Nordeste

Henrique Eduardo Alves defende a integração das polícias como alternativa para a SegurançaHenrique Eduardo Alves defende a integração das polícias como alternativa para a Segurança

O deputado federal Henrique Alves, candidato do PMDB ao governo do Rio Grande do Norte, defende a união dos governadores do Nordeste e a ampliação de parcerias com o governo federal como forma de garantir força política e econômica à região. Somente assim, enfatiza, será possível garantir recursos e projetos para o crescimento dos estados.

“Vamos brigar pela nossa região em outro patamar. O Nordeste tem, somados, 270 parlamentares. Se articularmos uma boa política, a gente para o parlamento e mobiliza o governo se não houver respeito ao Nordeste brasileiro”, afirmou Henrique Alves, ontem à noite, em entrevista à radio 98 FM.

“A partir daí, o Nordeste passa a ter respeito. Passamos a discutir todas as políticas dentro do orçamento da União e o nosso esforço a nível de estado. Esse é o caminho”, acrescentou. No centro de todas as questões, lembrou Henrique, está a falta de recursos próprios do estado para investimentos. “Ninguém prometa projeto com recursos daqui porque não vai conseguir. Não vai falar a verdade.”

O deputado desfiou exemplos de como conseguir recursos em diversas áreas da administração – tudo será incluído em seu plano de governo. As propostas vão desde parcerias público-privadas (PPP), passando pela elaboração de projetos viáveis e fortes parcerias com o governo federal.

Para a Segurança, ele defendeu o sistema de PPP e a integração das polícias Civil e Militar, além do Corpo de Bombeiros. “Faz-se uma PPP, o estado paga sua parte e controla, fiscaliza. Não tem outro caminho”, disse, acrescentando a proposta de programas integrados com o governo federal. Como exemplo, citou o estado de Alagoas que conseguiu reduzir em 30% a criminalidade no período de um ano.

A Saúde é outra área que, para Henrique Alves, não pode perder a oportunidade de fazer consórcios e parcerias com o governo federal. Segundo ele, somente assim seria possível equipar os hospitais regionais que hoje não funcionam a contento no estado. “O Rio Grande do Norte é o estado que, proporcionalmente, tem mais hospitais regionais do país. Esses hospitais não podem ser só de fachada”, afirmou.

Henrique também defendeu a educação profissionalizante e citou a aprovação recente do Plano Nacional da Educação (PNE) pelos deputados federais. “Estudante tem que ter profissionalização. Na hora que você associa preparo no Ensino Médio à profissão, vaio dar alternativa e oportunidade”, disse, voltando a cobrar a união dos governadores nordestinos. “Queremos quinhão orçamentário para governadores do Nordeste. Esse é o caminho”.

Sobre a atuação situação do Rio Grande do Norte, que vive uma crise em diversas áreas de governo, o deputado afirmou que ninguém faz governo ruim porque quer. “Mas, às vezes, querer não é poder. Você tem que articular. Não há boa gestão sem boa política. Tem que ter equipe, planejamento, transparência”, concluiu.

TRIBUNA DO NORTE

Nenhum comentário :