segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Estiagem: Nove cidades do RN estão com o abastecimento em colapso

Sem água... resta a esperança

Roberto Lucena - Repórter

Não adianta abrir a torneira. O gesto simples e corriqueiro para a maioria das pessoas foi subtraído da rotina de milhares de norte-rio-grandenses. Há mais de um mês, o sistema de abastecimento de pelo menos nove cidades entrou em colapso. Com mananciais secos, gestores municipais são obrigados a impor políticas de contingenciamento. Em Ipueira, a 305 quilômetros de Natal, o “vale água” faz o controle do fornecimento de 40 litros de água potável por dia. Enquanto outros municípios correm o risco iminente de enfrentar situação idêntica, a execução de obras de infraestrutura hídrica sob responsabilidade do Estado e União caminha em letargia.

O colapso no abastecimento é uma das consequências mais graves da estiagem que devasta o Rio Grande do Norte desde o ano passado. Inicialmente, a produção agrícola foi limada. Não demorou muito e o gado definhou até a morte. Cemitérios de animais se espalharam por várias cidades. Dados da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faern) apontam redução de 70% na produção de alimentos e perda do rebanho superior a 40%.
Júnior Santos
O pecuarista José Vieira recolhe água salobra para oferecer ao gado

Sem chuva e sob sol forte, os reservatórios não resistiram à evaporação. O volume d’água caiu vertiginosamente e o colapso anunciado foi inevitável.

Períodos de estiagem fazem parte da história do Nordeste. O primeiro relato de uma seca na região nos remete ao período entre 1583 e 1585. O padre jesuíta português Fernão Cardim registrou “uma grande seca e esterilidade na província. Cinco mil índios foram obrigados a fugir do sertão pela fome, socorrendo-se aos brancos”.

Ao longo dos anos, episódios infortúnios se sucederam. Assim como os períodos de estiagem, o anúncio de obras de infraestrutura hídrica também são periódicos. No Rio Grande do Norte, mesmo com a criação do Comitê Estadual para Ações Emergenciais de Combate aos Efeitos da Seca, no ano passado, o cenário atual põe em xeque a efetividade das ações. Os efeitos aguardados por aqueles que moram no semiárido ainda não são perceptíveis.

A construção da adutora do Alto Oeste – obra orçada em R$ 154 milhões e com 288 quilômetros de extensão – se arrasta desde 2010. A última previsão era de conclusão do projeto em julho passado. O titular da secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Leonardo Rêgo, afirma que será necessário mais um mês para concluir a obra. “Nossa expectativa é a de que tudo esteja pronto em outubro”.

Semarh e Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) tentam, mais uma vez, emplacar outro projeto que nunca saiu do papel. Trata-se de uma adutora expressa que ligaria a barragem de Santa Cruz ao açude de Pau dos Ferros. Devido à situação de emergência – Pau dos Ferros tem apenas três meses de abastecimento garantido pela Caern – os órgãos querem modificar o projeto original. A ideia é construir uma adutora de engate rápido. “O projeto está com a Caern. Eles vão enviar para o Ministério da Integração [MI] para tentar assegurar recursos”, explica Rêgo. 

O projeto da adutora expressa não foi aceito pelo MI inicialmente. O Governo Federal via a obra como desnecessária, pois a expectativa era a de que a transposição do rio São Francisco resolvesse o problema de abastecimento na região. A transposição não foi finalizada e o cenário piorou. Vale lembrar que a maior obra em curso dentro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) está atrasada no RN. Em maio passado, o titular do MI, Fernando Bezerra, anunciou a licitação dos lotes no Estado para agosto, o que não aconteceu.

Também em atraso, está a licitação para obras de recuperação de quatro grandes açudes no Estado. As intervenções foram anunciadas em maio. O projeto é de responsabilidade do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS). Até o momento, sequer os projetos executivos foram iniciados. “A licitação para essa parte será encerrada próxima semana. As obras devem começar próximo ano”, disse Emerson Fernandes, diretor do órgão.

TRIBUNA DO NORTE

Nenhum comentário :