quarta-feira, 17 de julho de 2013

Equipamento único no Nordeste auxilia tratamento de câncer no RN

Acelerador linear Varian Clinac I-X foi inaugurado nesta quarta no RN (Foto: Demis Roussos)

A Liga Norte-Rio-Grandense Contra o Câncer inaugurou um importante aliado para o tratamento dos pacientes no Rio Grande do Norte. Utilizado em tratamentos radioterápicos e outras aplicações, o acelerador linear Varian Clinac I-X foi inaugurado nesta quarta-feira (17) em comemoração aos 64 anos da entidade. De acordo com o governo estadual, o equipamento é unico no Nordeste e aumentará em 25% a capacidade de atendimento da instituição, algo em torno de 5 mil aplicações por mês.

O acelerador será utilizado nos tratamentos radioterápicos e permitirá modernas técnicas de aplicação, como radioterapia de intensidade modulada e radioterapia guiada por imagem, com possibilidades maiores de controle da doença com a menor toxicidade possível. O equipamento foi adquirido em uma parceria entre o governo e a Liga. Foram investidos R$ 4 milhões. A instituição passa a contar agora com quatro aceleradores em funcionamento.

Para o superintendente da Liga, Ricardo Curioso, “há coisas que não podem esperar, e o tratamento contra o câncer é um desses exemplos. Nos últimos quatro anos colocamos dois novos aceleradores lineares em funcionamento, a custa de pesados investimentos, mas tendo o entendimento da necessidade inadiável de investimentos”.

A governadora Rosalba Ciarlini participou da solenidade de inauguração do novo equipamento e aproveitou para parabenizar toda a equipe da instituição. “Este é um exemplo de dedicação da equipe médica, dos administradores e de todos que fazem parte da Liga”.
A chefe do Executivo Estadual citou ainda os benefícios trazidos pelo moderno aparelho. “Vamos conseguir zerar a fila de espera pela radioterapia. Um aparelho como esse só encontramos nas regiões Sul e Sudeste do país e agora pacientes da rede pública terão acesso a esse equipamento”.

Reprodução Cidade News Itaú

Nenhum comentário :