quinta-feira, 23 de maio de 2013

Navios do Brasil e do Peru chegam a Natal para operação Naval

Fotos: Assessoria

O Porto de Natal recebeu na tarde desta quarta feira (22) a Fragata Niterói e o navio-tanque Marajó, ambos pertencentes à Marinha do Brasil, e a Fragata Villavisencio, da Marinha Peruana. O motivo da vinda dos navios ao Porto de Natal é devido à 2ª edição da operação naval binacional, denominada BRAPER, a ser realizada no período de 22 de maio a 3 de junho. Estão envolvidos na Operação cerca de 600 militares, sendo 360 brasileiros e 240 peruanos.

A Operação ocorre ao longo da costa nordestina brasileira e tem os objetivos de adestrar os participantes no planejamento e execução de operações navais combinadas destinadas a conduzir e integrar operações de ataque, de esclarecimento, de apoio logístico móvel, além de ações de defesa aeroespacial dentro de um cenário de treinamento real. Outros objetivos são ainda o estabelecimento de meios de comunicações em proveito do apoio às operações; incremento à interoperabilidade por meio de procedimentos táticos comuns, entre outros.

A Fragata peruana, terceira a atracar no Porto, foi recepcionada por alunos de escolas públicas da cidade (FOTO), que fazem parte do programa Segundo Tempo, que é um projeto do Ministério da Defesa por meio da Marinha. Os alunos erguiam uma faixa de boas vindas aos marinheiros peruanos e enquanto a Villaviscencio atracava no Porto os estudantes, todos perfilados na retroárea, tremulavam bandeiras do Brasil e do Peru, acompanhados por músicas da Marinha Peruana tocadas pela banda do Grupamento de Fuzileiros Navais de Natal.

Os navios ficarão abertos à visitação pública nos dias 25 e 26 de maio e também nos dias 1 e 2 de junho, quando voltam das operações da BRAPER. Durante os quatro dias a visitação será aberta a partir das 13h até às 16h. Ao término da Operação, a Fragata "Niterói" permanecerá na área de jurisdição do Comando do 3º Distrito Naval, com a finalidade de dar apoio, na área de Recife, durante a Copa das Confederações.

Da Assessoria

Nenhum comentário :