quinta-feira, 23 de maio de 2013

Começa escavação dos túneis de drenagem da Arena das Dunas

Primeiro poço do túnel de drenagem começou a ser escavado na manhã de ontemPrimeiro poço do túnel de drenagem começou a ser escavado na manhã de ontemNATA L - Começou no dia 21 a escavação do primeiro poço do Túnel de Drenagem da Arena das Dunas. Os operários com o auxílio de uma retroescavadeira iniciaram os serviços ontem.
Também foram instalados um gerador e um compressor. A expectativa da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Semopi) é que com o avanço dos trabalhos mais equipamentos cheguem para agilizar os serviços. Ao longo da via, mais três equipes trabalham na colocação dos tapumes, isolando a área para iniciar mais escavações.
O secretário adjunto de operações da Semopi, CaioMúcio, disse que a cada 200 metros será cavado um poço. Ele apela para que a população evite circular pela avenida Jerônimo Câmara, procurando trafegar por ruas e avenidas adjacentes. "Fazemos esse pedido para que os trabalhos possam fluir de maneira mais tranquila", observa.
As intervenções constam da limpeza e urbanização de cinco lagoas: a de São Conrado em Dix-sept Rosado, duas do Centro Administrativo (que serão interligadas por meio de nova tubulação com diâmetro superior ao existente); e duas da Cidade da Esperança.
Essas cinco lagoas serão interligadas a um túnel com 4.500 metros de extensão e diâmetro medindo 2,20 a 3,00 metros que será construído a partir das lagoas do Centro Administrativo. O túnel segue adiante passando pela avenida Jerônimo Câmara até chegar a Interventor Mário Câmara - onde haverá uma bifurcação, com um braço saindo para a Lagoa de São Conrado e outro para as lagoas da Cidade da Esperança.
O percurso prossegue na avenida Jerônimo Câmara até a Rua dos Caicós, pegando a rua Miguel Castro à esquerda em direção ao rio Potengi.
Estrutura impedirá enchentes em bairros da capital
A meta do projeto de infraestrutura é eliminar as enchentes dos bairros de Lagoa Nova, Nova Descoberta, Dix-sept Rosado, Candelária, Bom Pastor, Cidade da Esperança e Nazaré. Além de urbanizar as lagoas do Centro Administrativo, Lagoa de São Conrado, lagoas da Cidade da Esperança, Lagoa dos Potiguares, Lagoa do Preá e reservatório de primeiras chuvas. Esta obra visa a resolver 23 pontos críticos de alagamentos em diversas ruas das zonas Sul e Oeste.

Nesta primeira fase da obra serão escavados dez poços. O secretário adjunto de operações da Semopi, CaioMúcio, explica que cada poço necessita de uma equipe independente para realizar o trabalho, exigindo a instalação de uma estrutura complexa com refeitório, geradores, compressores e vários outros equipamentos.
Seguindo rigorosamente o cronograma de obras apresentado, Caio Múcio acredita que até o final desta semana mais poços sejam escavados.
O objetivo da obra é levar as águas das lagoas e áreas próximas até o seu destino final: o rio Potengi. O benefício tem custo aproximado em R$ 200 milhões e faz parte do complexo de obras da Copa do Mundo, devendo ter a sua primeira parte concluída até maio de 2014.


o mossoroense

Nenhum comentário :