terça-feira, 5 de junho de 2012

Secretaria de Saúde confirma 10 casos com uma morte de H1N1 em 2012 no Rio Grande do Norte

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), através de sua área técnica de vigilância da influenza e doenças agudas respiratórias, divulgou nesta terça-feira (5) a situação epidemiológica do vírus influenza A (H1N1) no Rio Grande do Norte.

Desde o início do ano até o último dia 2 de junho, foram recebidas91 notificações para H1N1, sendo 10 casos confirmados (com um óbito registrado) e 61 casos descartados. O caso confirmado mais recente foi de uma criança de um ano de idade, residente em Natal, hospitalizada no dia 16 de abril. A criança recebeu alta no dia 7 de maio e passa bem.

Stella Leal, responsável pela vigilância da influenza na Sesap, afirma que é preciso intensificar a vigilância das crianças hospitalizadas com sinais de gripe, já que dos dez casos confirmados para H1N1, sete foram em crianças menores de 14 anos.

O alerta para os profissionais de saúde é para que, diante de casos hospitalizados com febre acima de 38 °C, tosse ou dor de garganta e dispnéia, acompanhada ou não de manifestações gastrointestinais, seja solicitada a coleta de secreção, preferencialmente, até o 7° dia do início dos sintomas.

Lavar as mãos com água e sabão, especialmente após tossir ou espirrar; não compartilhar alimentos e objetos de uso pessoal, além de não levar as mãos sujas aos olhos, nariz e boca são as principais medidas de prevenção. 


Do DN Online via Umarizal em fotos

Nenhum comentário :