segunda-feira, 11 de março de 2013

Instituições promovem programação em homenagem ao Dia Nacional da Poesia


Entidades culturais como a Poema, Aflam e Casa do Cantador participam de ações voltadas para a dataEntidades culturais como a Poema, Aflam e Casa do Cantador participam de ações voltadas para a dataNa próxima quinta-feira, 14, comemora-se o Dia Nacional da Poesia, que foi instituído em homenagem à data de nascimento do “poeta dos escravos” Castro Alves. Para celebrar a data, entidades como o grupo Poetas e Prosadores de Mossoró (Poema), Academia Feminina de Letras e Artes de Mossoró (Aflam), e Casa do Cantador, promovem, ao longo da semana, uma programação diversificada, que inclui uma série de atividades, iniciadas a partir de amanhã, 11.
De acordo com Caio César Muniz, presidente da Poema, a programação em alusão à data será aberta através da distribuição, nas principais escolas da cidade, de um encarte poético produzido em parceria com o jornal O Mossoroense. “Iremos visitar as instituições de ensino na segunda, terça, e quarta, ocasião em que também serão realizados recitais para os alunos”, destaca.
Na quinta-feira, Dia Nacional da Poesia, a Poema reúne sócios e parceiros na residência do poeta e artista plástico Rogério Dias, na avenida Dix-sept Rosado, para uma concentração que terá início às 8h, seguindo até as 17h, quando será realizada a eleição para escolha da nova diretoria da entidade.
“A eleição terá chapa única, com Genildo Costa como presidente. Fiquei muito feliz em ele ter aceitado assumir a instituição, pois serão outras ideias colocadas em prática a partir de agora. Já estou na presidência há bastante tempo, e não tinha a intenção de me perpetuar no cargo”, conta Caio César Muniz.
Ainda no dia 14 de março, a noite será reservada para o “Recital Livre”, cujas atividades ocorrerão na Praça da Convivência, avenida Rio Branco, a partir das 19h, com a presença de integrantes da Casa do Cantador. “Será um recital aberto com música e poesia, exposição de livros, cordéis, um momento de interação e cultura. A nossa programação retorna no domingo, 17, com o tradicional amanhecer poético na Cobal, às 5h”, frisa o presidente da Poema.


A Academia Feminina de Letras e Artes de Mossoró também promoverá programação dedicada ao Dia Nacional da Poesia na quinta-feira. A entidade realizará, às 19h, na Faculdade Mater Christi, um Sarau, que inclui músicas e poesias. O evento contará com a participação da atriz Tony Silva, recital com as poetisas Fátima Castro, Goreth Serra, Margareth Freire, Simone Costa, Socorro Fernandes e Vanja Reis, e ainda contação de histórias pela acadêmica Dulce Cavalcanti.
“Nós temos um grande compromisso com essa data, uma vez que a finalidade da Aflam é produzir e valorizar a literatura, em prosa e verso. A emoção está na poesia, as pessoas imaginam e reproduzem a vida, a natureza, de forma poética”, diz a presidente da Academia, Conceição Maciel.
Ainda segundo a presidente, o momento é de celebrar as conquistas alcançadas pela Academia. “A Aflam tem se destacado cada vez mais, com grandes poetisas em seu elenco, nomes que não deixam a desejar para outros a nível nacional”, defende Conceição Maciel.

O MOSSOROENSE

Nenhum comentário :