terça-feira, 12 de março de 2013

Governadora anuncia investimento de R$ 40 milhões em cinco novos presídios no RN



Por Carlos Eduardo/Da redação Natal/Foto: Joana Lima

"Vamos combater a impunidade, modernizar nossos equipamentos e fazer um trabalho de repressão às drogas", com estas palavras, a governadora Rosalba Ciarlini resumiu em entrevista coletiva nesta segunda o que será o programa "Brasil mais Seguro', que será implantado no estado. Além disso, ela anunciou que no dia 22 de março o Ministro da Justiça José Eduardo Cardoso estará novamente em Natal para detalhar mais iniciativas do programa e que o Rio Grande do Norte irá ganhar mais cinco presídios. O objetivo é diminuir o deficit prisional do estado, que hoje está em 2200 vagas.

"No último sábado, o Ministro levou daqui dados que foram apresentados com relação à segurança. Diante destes dados, fomos até elogiados. No dia 22, ela voltará aqui depois de analisar tudo que foi apresentado para, juntos, traçarmos as medidas que serão implantadas com o projeto. Isso será muito bom para o Rio Grande do Norte. Além disso, vamos tratar das liberações das verbas para a construção de mais cinco presídios no estado, diminuindo o deficit de vagas. As áreas já estão definidas, os projetos prontos e agora só falta casar as idéias para a liberação das verbas, que gira na casa de R$ 8 milhões por cada unidade prisional", disse Rosalba.

A governadora antecipou também que a inclusão do Rio Grande do Norte no programa Brasil mais seguro não significa dizer que o estado está entre os piores no quesito insegurança. "Vivemos um momento único no estado, com destaque em novela da Globo e a inclusão neste programa federal. Temos notado uma escalada na violência, mas isso ainda não nos coloca num dos maiores patamares do Nordeste. A nosso inclusão no "Brasil Mais Seguro" é que a gente não quer esperar avançar os números para tomar providências. Essa união de forças fará que nós consigamos criar um pacto pela Paz no estado", explicou a governadora.

Dentre outras medidas, Rosalba afirmou que estarão incluídos no projeto ações educativas, terapeuticas e mais severidade contra a impunidade, modernização do Instituto Técnico e Científico de Polícia e ainda mais agilidade nas investigações. "Para se ter uma idéia, um exame de DNA que seja necessário hoje no estado tem que ser enviado para Bahia. Queremos mudar isso. Outra coisa é investir em câmeras modernas de monitoramento, que já foi comporvado inibir a ação dos bandidos, além de uma melhora na comunicação via rádio. Todos trabalhando interligados e em sintonia com o Ministério da Justiça e a nossa cúpula de segurança", afirmou.

Homicídios

No ano de 2012, o estado registrou mais homicídios em Natal, na região metropolitana e em Mossoró. De acordo com os números divulgados hoje, destes homícidios, 82% são provocados por armas de fogo. Em 93% dos casos, as vítimas são homens. 45,3 % são cometidos contra jovens entre 15 e 25 anos e 68% são motivados por drogas. Os bairros mais violentos são o de Felipe Camarão, que registrou 41 crimes em 2012, seguido do bairro de Nossa Senhora da Apresentação, que teve 33 crimes. "Podemos ver diante desses números que é preciso se fazer um trabalho forte de repressão às drogas, modernizar nossos equipamentos e combater a impunidade. Por isso que com a nossa inclusão neste programa, acreditamos que será possível reduzir o número de crimes no estado. Serão bons investimentos no combate ao crime", resumiu Rosalba.

Ações serão intensificadas

Várias ações serão intesificadas na tentativa de inibir o crescimento da criminalidade no estado. Algumas delas foram antecipadas pelo Secretário Aldair da Rocha. "Para os ônibus de Natal, por exemplo, estamos prevendo incluir todos com o botão do pânico. Hoje, apenas 1/3 da frota está se utilizando desse mecanismo. Faremos ainda mais ações integradas entre as polícias civil e Militar na tentativa de desbaratar quadrilhas, combater o tráfico de drogas e apreender armas. Enfim, o objetivo é construir uma sociedade em paz", afirmou.

Mais medidas para o "Programa Brasil mais Seguro" que será implantado no Rio Grande do Norte serão reveladas no dia 22 de março, quando o Ministro José Eduardo Cardoso estará de volta em Natal. No momento, ele analisa os números repassados pela Secretaria de Segurança do estado para anunciar mais medidas para o Programa no Rio Grande do Norte.

Jornal de Fato

Nenhum comentário :