segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Chuva causa transtornos em Natal e região metropolitana


Do G1 RN
Moradores não conseguem sair de casa (Foto: Lenice Maria/cedida)Moradores não conseguem sair de casa
(Foto: Lenice Maria/cedida)
A chuva que caiu na madrugada deste domingo(17) provocou estragos em Natal e deixou ruas alagadas na região metropolitana. Em Parnamirim, moradores estão enfrentando dificuldade para saírem de casa, uma vez que há acúmulo de água pelas vias. Na orla da praia de Ponta Negra, parte do calçadão cedeu. E na zona Leste, a população do Bairro de Mãe Luíza se queixa dos desabamentos.
Segundo o boletim meteorológico da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), a semana será de chuva em todo o Rio Grande do Norte. Nas últimas 24 choveu 27 milímetros na capital. O boletim pluviométrico para o restante do estado será divulgado nesta segunda-feira (18).
“Existe condição de chuva para toda a semana. Haverá pancadas de chuva intercaladas com sol. Entre a quarta (20) e a quinta (21) a chuva será mais forte no litoral. No interior também terá chuva forte com trovoadas e descargas elétricas, principalmente no final da tarde e início da noite”informou Gilmar Bristot, meteorologista da Emparn.
Rua Alagada em Parnamirim (Foto: Lenice Maria/cedida)Rua Alagada em Parnamirim
(Foto: Lenice Maria/cedida)
No bairro da Liberdade, em Parnamirim, uma moradora tirou fotos das ruas alagadas. Segundo ela, foi realizada uma drenagem no local, mas com a chuva, a água continua ficando acumulada sobre as vias.
“É horrível. Foi feita uma drenagem mas o problema continua. Não tem como sair de casa. Como pode chover uma noite e ficar desse jeito. E se a chuva aumentar, como vai ser?”, questionou a moradora Lenice Maria Campelo.
Bairro da Liberdade amanheceu alagado (Foto: Lenice Maria/cedida)Bairro da Liberdade amanheceu alagado
(Foto: Lenice Maria/cedida)
Na capital, uma moradora da rua Guanabara no bairro de Mãe Luíza, zona Leste, disseram ao G1 que a chuva provocou deslisamento de um barrando no local.
“O muro da minha casa caiu com a força da areia que desceu. Estou com medo que caia o resto. Estou limpando a sujeira que a chuva deixou. Entrou água na minha casa", lamentou Albaneide Bezerra.  Segundo Albaneide, o Corpo de Bombeiros esteve no local e orientou que a casa fosse esvaziada.
"Perdemos tudo. Sempre que chove é a mesma dor de cabeça, não aguentamos mais conviver com isso. E olhe que a chuva está só começando a cair", completou.
Calçadão ficou ainda mais destruído depois da forte chuva (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)Calçadão ficou ainda mais destruído depois da
chuva (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)
Na orla da Praia de Ponta Negra - principal praia urbana da capital - parte do calçadão, que já estava destruído, cedeu ainda mais.
“Está um cheiro insuportável aqui. Estou com 300 hóspedes com medo porque o calçadão está mais destruído, Para piorar, os escombros estouraram o esgoto. O mal cheiro está insuportável”, disse Roberto Lopes, dono de um hotel na orla.
Segundo a Defesa Civil de Natal, na quinta-feira (14) houve uma reunião para a realização do planejamento de enfrentamento dos transtornos decorrentes do período chuvoso, que está se iniciando.


Calçadão ficou ainda mais destruído depois da forte chuva (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)Tubulação rompeu depois da forte chuva
(Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)
"Neste domingo, equipes da guarda municipal estarão fazendo rondas pela cidade para fazer a avaliação das áreas de risco de Natal", informou Osair Vasconcelos, secretário de Segurança e Defesa Social da capital.
De acordo com  Gilmar Bristot, essas chuvas são comuns a partir do mês de fevereiro, já que está se iniciando o período chuvoso no Nordeste brasileiro.
Entre os dias 21 e 22 deste mês a Emparn irá realizar a previsão  meteorológica para os março, abril e maio. “Este é o início da estação chuvosa, que se estende até maio. A chuva é provocada pela zona de convergência intertropical”, explicou.

Nenhum comentário :