quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Padre Djacy Brasileiro faz protesto durante o lançamento do SOS Seca



O Padre Djacy Brasileiro, que tem se notabilizado por acionar as redes sociais para pressionar políticos e autoridades a tomarem providências concretas em relação à estiagem que assola o sertão paraibano, “roubou a cena” no evento promovido nesta terça-feira (15) em João Pessoa.

O Padre se pronunciou quando a Assembleia Legislativa reuniu um público numeroso para lançar a campanha “SOS Paraíba” e deflagrar o abaixo-assinado que será enviado aos agentes do poder em Brasília cobrando soluções emergenciais e de caráter permanente para a convivência com o problema.

O presidente Ricardo Marcelo, na abertura da solenidade, ressaltou que o Legislativo está cumprindo com seu papel de engajar a população paraibana e nordestina no mutirão de cobrança por medidas de atendimento às vítimas da seca.


Citando o relatório elaborado pela Caravana da Seca, Ricardo Marcelo assinalou que “a vida pede socorro” e que continua acreditando na capacidade de mobilização das lideranças políticas estaduais e dos setores da comunidade, no sentido de provocarem a definitiva atenção sobre a problemática, que é extremamente dolorosa.

Senadores e deputados da Paraíba e de outros Estados lotaram as dependências do auditório do hotel Tambaú, juntamente com representantes de organizações sindicais, religiosas e de outras entidades da sociedade civil. Houve ampla liberdade de manifestação, quer nos microfones, quer através de faixas que foram espalhadas no auditório, contendo críticas a instituições financeiras como o Banco do Nordeste, pela falta de assistência a produtores no que diz respeito à liberação de crédito.

Especialistas renomados de Universidades do Nordeste e de outras regiões do país pronunciaram-se a respeito do processo de desertificação que vem se expandindo na região e também na reivindicação pela aceleração das obras de transposição de águas do rio São Francisco. Parlamentares como Cássio Cunha Lima e Vital Filho prontificaram-se a lutar, em Brasília, para agilizar a adoção de providências que são requeridas nos termos do circunstanciado documento elaborado e distribuído com os presentes.

Os secretários Efraim Morais e Adriano Galdino representaram o governo do Estado, enquanto o vice-prefeito de João Pessoa, Nonato Bandeira, representou o prefeito Luciano Cartaxo. O arcebispo Dom Aldo Pagotto reforçou o coro pela mobilização geral em torno da temática, que, a seu ver, é de urgência urgentíssima, diante dos relatos que chegam de cidades do interior acerca da falta de condições de sobrevivência para as populações.

O Padre Djacy Brasileiro, que atua na paróquia de Pedra Branca, perto de Itaporanga, no Vale do Piancó, contou ter enfrentado contratempos para vir a João Pessoa externar, de público, sua indignação com a insensibilidade de autoridades governamentais em torno da calamidade pública. “Não estou fazendo sensacionalismo, mas não posso ficar calado depois de testemunhar que cestas básicas distribuídas como paliativo perdem sua utilidade em meia hora, porque não são suficientes para garantir a sobrevivência das famílias carentes”, verberou ele.

O sacerdote lembrou o périplo feito a Brasília em duas oportunidades, na primeira das quais estendeu uma Cruz de Latas em frente ao palácio do Planalto e junto ao Congresso Nacional para chamar a atenção. Mais recentemente, tentou ser recebido em audiência pelo ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, mas só conseguiu um despacho com o secretário nacional da Irrigação. Ele destacou o apoio que recebeu de personalidades como o ator global José de Abreu, sensibilizado com a luta em favor dos sertanejos.

“O que eu observo é que iniciativas como a da Assembleia Legislativa, de promover uma Caravana pelos municípios e, agora, o lançamento desta campanha, são válidas, mas não chegam a ser necessariamente eficazes do ponto de vista de sensibilizar as autoridades para a tomada de providências efetivas que minimizem os efeitos da estiagem, já que a erradicação é impossível. Só quem conhece de perto o estado de fome de famílias que ganham salário miserável pode se indignar, verdadeiramente, com o que está acontecendo. A minha luta é no sentido de que os políticos não fiquem apenas no discurso, mas exijam os direitos de cidadania. Há muito comodismo por parte de alguns representantes do povo. Eles deveriam bater forte na mesa, nos ministérios, em Brasília, e junto à presidente Dilma Rousseff, exigindo até a demissão de auxiliares que nada fazem para dar encaminhamento às reivindicações formuladas. Essa campanha do SOS Seca Paraíba deveria ser lançada no sertão. Ninguém, aqui, na capital, sabe o que é uma estiagem”, radicalizou o Padre Djacy nas declarações a um batalhão de jornalistas no hotel Tambaú.

Nonato Guedes

Nenhum comentário :