quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Museu de Niemeyer é considerado um dos vinte mais belos do mundo


Museu Oscar Niemeyer (Foto: Divulgação) Uma das grandes obras de Oscar Niemeyer fica em Curitiba e completou dez anos em novembro. Em julho, o MON foi eleito um dos 20 mais bonitos do mundo. A lista foi elaborada pelo site norte-americano Flavorwire, especializado em cultura e crítica de arte. O museu é a única construção latino-americana na lista.
Projetado pelo próprio Niemeyer, a história do museu começa em 1967 quando o arquiteto projetou o que é hoje o prédio principal, inaugurado somente em 1978 e então chamado de Edifício Presidente Humberto Castelo Branco.
Em 2001, as autoridades do estado decidiram transformar a área que era sede de secretarias em museu, sendo inaugurado no ano seguinte.
O prédio passou por adaptações e ganhou um anexo, popularmente chamado de Olho. Segundo a direção, o MON recebe cerca de 15 mil visitantes todos os meses.
Morte do arquiteto

O arquiteto Oscar Niemeyer, de 104 anos, morreu no Rio. Ele estava internado desde 2 de novembro, no Hospital Samaritano, em Botafogo, na Zona Sul. Reconhecido internacionalmente por suas obras, Niemeyer completaria 105 anos em15 de dezembro. A morte dele foi confirmada às 21h55.


Nesta quarta-feira (5), um boletim médico informava que o estado de saúde do arquiteto havia piorado e era considerado grave.

Ainda segundo o hospital, Niemeyer respirava com a ajuda de aparelhos e encontrava-se sedado por causa de uma infecção respiratória.

O hospital informou também que a piora do quadro clínico do paciente aconteceu após a visita do médico Fernando Gjorup nesta quarta-feira.


Fonte: G1.com

Nenhum comentário :