sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Governo quer antecipar TV digital para 2015 no Brasil


Governo quer antecipar TV digital para 2015 no BrasilO ministro das comunicações, Paulo Bernardo, afirmou ontem (21), que irá discutir com a presidente Dilma Roussef, em sua próxima reunião de agenda, a questão da TV Digital no Brasil.

De acordo com Bernardo, a ideia é mudar o cronograma de digitalização da TV para 2015 e, se possível, 2014. "Isto precisa ser aprovado pela presidente, mas queremos antecipar o desligamento em algumas localidades e atrasar em outras", comentou.


O ministro acredita ser necessário uma revisão no calendário da TV Digital, pois a programação de desligamento para junho de 2016 pode ser problemática. "Fazer esta mudança de uma vez só pode se revelar um problema, porque existem lugares que estão mais atrasados e outros que já poderiam fazer a mudança", disse.

Caso o cronograma seja alterado, Bernardo acredita que o governo poderá começar a discutir a licitação da faixa de 700 MHz - atualmente usada pela TV analógica e que passará a ser da banda larga móvel.

TV analógica X 4G

No Brasil, a TV analógica funciona em 700 MHz, frequência que em países como Estados Unidos é usada pelo 4G. Aqui, a quarta geração ficará, inicialmente, na faixa entre 2.500 MHz (ou 2,5 GHz) e 2.690 MHz, mas isso pode não ser bom em termos de qualidade de serviço.

"Quanto mais alta a frequência, maiores são as perdas de propagação, as ondas têm mais dificuldade para penetrar em edifícios ou viajar para mais longe", explica Eduardo Tude, presidente da consultoria Teleco. "Se a frequência é mais alta, as células são menores, então a frequência menor tem menos perda de propagação."

Essa é uma das razões pelas quais as operadoras queriam operar o 4G nos 700 MHz, mas a faixa só será liberada quando os canais abertos migrarão de vez para o sinal digital, desligando a TV analógica. Então pode ser que o 4G funcione em duas faixas diferentes, futuramente.

"Enquanto não está livre, utiliza-se outras faixas, entre elas a de 2,5 GHz. Não dá pra trocar o sinal da TV pelo da telefonia, até porque há milhões de TVs com receptores, vai desligar todos? Não há alternativa, tem de esperar a TV digital se difundir", comenta Tude.

Nosso país não está sozinho nessa faixa, pois Rússia, Áustria, Canadá, Colômbia, Dinamarca, Estônia, Finlândia, Alemanha, Hong Kong, Noruega, Arábia Saudita, Cingapura e Suíça também adotaram esse padrão. Além disso, boa parte dos celulares feitos na China - um dos grandes mercados da atualidade - usa as mesmas técnicas de transmissão de dados que o Brasil.


Olhar Digital

Nenhum comentário :