segunda-feira, 18 de junho de 2012

Bebê pré-maturo aguarda vaga em UTI Neo-Natal, na Capital Potiguar

Bebê nasceu prematuro às 14h e precisa de atendimento especial para sobreviver
Cezar Alves/Do Plantão

No sábado (16), às 14h, nasceu mais uma criança prematura na Maternidade Escola Januário Cicco precisando de UTI neonatal e não havia. Os médicos estão improvisando respiradores em locais inadequados.

O registro fotográfico é da médica Uelma Medeiros, que faz parte de um movimento pela instalação de mais leitos de UTI infantil na capital. Este é o registro do mês do Retrato do Oeste: AQUI.


Além do quadro caótico no atendimento neonatal (bebes com até 28 dias de vida), em todo o interior do RN não existe leitos de UTI pediatrica, para socorrer crianças em estado grave com mais de 28 dias de vida.

O problema vem se agravando ao longo dos anos no País, mais pela falta de investimento do Governo Federal em áreas específicas como pediatria e neonataologia, do que mesmo pela falta de atenção dos municípios e Estados.
O principal problema é com os baixos valores pagos pelo SUS pelos serviços de pediatria e obstetrícia no País, levando pediatras e obstetras a procurar outras especialidades, assim como a iniciativa privada não investir em pediatrica e maternidades.
Com isto, restou aos estados e municípios investir nestas áreas com recursos próprios.

Em Natal, o quadro se agravou mais porque no interior do RN não existe hospital com leitos de UTI pediatricas disponíveis. Na área neontal, Mossoró dispõe de 14 leitos (CSDR e Hospital da Mulher), mas que não é suficiente para atender a toda demanda das regiões Oeste, Vale do Açu e Seridó.
Esta semana, o Procurador Geral do  Estado, Miguel Josino, conseguiu na Justiça autorização para o Governo do Estado contratar médicos especialistas e assim garantir 200 cirurgias pediatricas pediatricas nos próximos 12 meses no Hospital Maria Alice Fernandes, em Natal, que atende todo o Estado. Veja AQUI.

Resta aos médicos enviar crianças em estado muito grave e mulheres em trabalho de parto para maternidades de Natal.

fonte: blog jair sampaio

Nenhum comentário :