quinta-feira, 8 de maio de 2014

Governadora lança ações de apoio às bandas de musica do estado




Na presença de músicos do estado, a Governadora Rosalba Ciarlini assinou, na manhã desta quarta-feira, o decreto que regulamenta o Sistema Estadual de Bandas (SEBAN-RN). Um marco para a música potiguar, pois estabelece política pública definitiva, oferecendo autonomia para as bandas, a partir do Fundo Estadual de Cultura.
 As bandas de música são instituições culturais, sociais, educacionais e artísticas, com atividades cultivadas no RN desde meados do início do século XVIII. Ao todo são aproximadamente 115 bandas em todo estado, algumas com mais de 100 anos de atividade. No entanto, a maioria enfrenta dificuldades para se manter. Por isso o ato foi comemorado por todos os presentes. “Esse projeto é importante, pois além de facilitar a manutenção das bandas, tem a preocupação com a formação dos músicos e de escolas de música nos municípios”, explicou o Coordenador do Seban, Maestro Humberto Dantas “Bembem”.  
 Durante a cerimônia também foi lançado o terceiro edital do programa RN Sustentável, denominado Edital Royal Cinema, uma homenagem ao compositor da valsa Royal Cinema, Tonheca Dantas. O objetivo é apoiar projetos de bandas e filarmônicas para a juventude. Investimento de seis milhões e 750 mil reais para os 75 municípios do Rio Grande do Norte que ainda não dispõe de banda municipal. Cada projeto pode pleitear até R$ 90 mil destinados à aquisição de instrumentos e acessórios musicais, equipamentos de informática e pagamento de professores por quatro meses. “Nosso objetivo é fortalecer as bandas municipais que tem grande valor histórico e cultural, além de um papel social importantíssimo que é educar nossos jovens”, destacou a Governadora.
 O edital será disponibilizado nos sites do RN Sustentável e da SecultRN/FJA a partir de 15 de maio. “Segundo pesquisa realizada pelo Ministério da Cultura e IBGE, divulgada em 2009, apenas 54% dos municípios potiguares contavam com bandas, esperamos que em breve essa realidade mude e tenhamos 100% dos municípios com mais esse equipamento cultural”, disse a Secretaria Estadual de Cultura, Izaura Rosado.
 Na ocasião houve ainda a entrega simbólica de instrumentos musicais para 19 bandas, através do Prêmio Funarte de Apoio às Bandas de Músicas. Benefício que vai chegar a grupos como a Banda de Música Monsenhor Militão Benedito, com 172 anos de atividade no município de Campo Grande, e atualmente regida pelo maestro Raniere Soares.  
 A solenidade foi acompanhada pela Secretaria Extraordinária da Cultura, Izaura Rosado, pela Coordenadora de Bandas da Funarte, Rosana Lemos e do mais antigo maestro em atividade no estado, João Batista Ferreira e do Prefeito de Governador Dix-sept Rosado, Anax Vale, de Felipe Guerra, Haroldo Ferreira, de Santana do Seridó, Adriano Gomes, de Lagoa D’Anta, João Paulo, de Ouro Branco, Maria de Fátima, de Lajes, Benes Leocádio, de Alto do Rodrigues, Abelardo Rodrigues, de Alexandria, Ney Rossato, de Galinhos, Joseineide Medeiros, de Itajá, Licélio, de Bento Fernandes, Ivanildo Fernandes, de São José de Campestre, Cione Oliveira, de Umarizal, Mano Onofre, de Olho D’Água dos Borges, Breno Queiroga, de Taipú, Ariosvaldo “Louvado”, de Encanto, de Rui Barbosa, Maria Aparecida “Nica”, de Coronel João Pessoa, Pachica, de Coronel Ezequiel, Adailton, de Baía Formosa, Nivaldo e de Jardim de Angicos, Sueli.
 Na plateia, quatro bandas de oito municípios diferentes (Carnaúba dos Dantas, Acari, São Fernando, Tenente Laurentino, Florânia, São Gonçalo, Monte Alegre e Santo Antônio) que emocionaram á todos ao executar o hino nacional e a famosa valsa Royal Cinema. “A música vem de Deus, por isso faz tão bem e nos deixa felizes”, disse a aposentada, Alda Ivanoska, ao final das apresentações.

Nenhum comentário :