quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Rosalba Ciarlini (DEM) dá expediente na residência oficial do governo.

A governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini (DEM), cancelou os compromissos públicos de sua agenda. Ela dá expediente na residência oficial do governo.
O TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Estado determinou o afastamento da governadora do cargo. Como a decisão ainda não foi publicada no Diário da Justiça, ela permanece no cargo. Entre os compromissos antes previstos e cancelados estava a visita do ministro da Pesca, Marcelo Crivella.
Em comunicado enviado à imprensa potiguar, o ministério informou que a alteração ocorreu "por motivos de agenda e necessidade de acompanhamento da execução orçamentária de final de ano", por parte de Crivella.
O ministro anunciaria no RN a liberação de R$ 1,5 milhão para investir no projeto "Alevinos Potiguar", voltado para a preservação e o aumento da produção de camarão pitú e do peixe beijupirá no Estado. A verba continua prevista, segundo a pasta.
Outro compromisso de Rosalba previsto para esta tarde e já cancelado seria a solenidade alusiva aos 96 anos de criação do Corpo de Bombeiros Militar do RN.
Afastamento
Ontem, com cinco votos a favor e apenas um contra, o TRE determinou o afastamento da governadora por abuso de poder econômico e político nas eleições municipais de 2012, quando, segundo o tribunal, usou a máquina do Estado em benefício da campanha da prefeita de Mossoró, Cláudia Regina (DEM), afastada do cargo na semana passada.
A governadora do DEM, segundo o Ministério Público Eleitoral, usou o avião do Estado 17 vezes para ir a Mossoró de julho a outubro do ano passado. Ela agendava atos de governo, mas em seguida participava de eventos de campanha na cidade, a segunda maior do Estado e sua antiga base política.
Como a defesa de Rosalba perdeu o prazo dos recursos, a decisão de ontem é final em primeira instância. Eventual recurso deverá ser encaminhado diretamente ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
O acórdão com a decisão do TRE deve ser publicado amanhã no Diário de Justiça do Estado. Com isso, a Assembleia Legislativa terá 24 horas para empossar o vice, Robinson Faria (PSD). Nesse meio tempo, a defesa de Rosalba buscará uma liminar no TSE, em Brasília.  


fonte: São Vicente em Foco

Nenhum comentário :