sábado, 2 de novembro de 2013

Dilma afirma que base aliada deve prevalecer

A presidenta da República, Dilma Rousseff (PT) disse ontem, em Salvador, que “o que vale é a política de alianças nacional”. A declaração foi dada em uma entrevista a duas rádios de Salvador, a Tudo FM e a Metrópole. Os entrevistadores perguntaram sobre a situação do PMDB na Bahia, que faz forte oposição ao governo petista de Jaques Wagner, apesar de seu presidente regional, o ex-ministro Geddel Vieira Lima, ser vice-presidente na Caixa Econômica Federal - portanto, subordinado a Dilma. Geddel é pré-candidato ao governo baiano. No Rio Grande do Norte, PT e PMDB acenam para uma aliança com a recomendação da nacional petista.
Divulgação
Presidenta destacou que composições regionais devem considerar conjuntura nacional

“É óbvio que os partidos no Brasil não são homogêneos, têm características e dinâmicas diferenciadas, regionalmente, mas a política nacional se sobrepõe a qualquer aliança regional”, argumentou a presidente. “O que vale é a política nacional e a política de alianças nacional. Se houver problemas que podem interferir na aliança nacional, ele vai ser tratado como uma questão nacional. O que é regional tem de ser resolvido regionalmente.”

Inauguração

Dilma esteve em Salvador para participar da cerimônia de inauguração da Via Expressa Baía de Todos os Santos, uma avenida de 4,3 quilômetros, de até dez faixas de rodagem, que liga a principal rodovia baiana, a BR-324, ao porto. Apontada pelo governo baiano como a principal obra viária na cidade nas últimas três décadas, a via tem quatro faixas exclusivas para o transporte de carga, além de ciclovia. O investimento na obra foi de R$ 480 milhões e envolveu a desapropriação de 650 imóveis Após quatro anos e meio de construção, a via será aberta para o tráfego neste sábado.

Rio Grande do Norte

No Estado, o único entre os petistas potiguares a colocar o nome disponível para a disputa ao cargo de governador, o deputado Fernando Mineiro (PT), emitiu comunicado na sexta-feira (31), por meio do qual retirou a predisposição para a candidatura. O partido da presidenta Dilma Rousseff no Rio Grande do Norte, segundo o parlamentar, tem uma prioridade: concorrer ao Senado com a deputada federal Fátima Bezerra. Para isso, um resultado positivo das conversas já em andamento com o PMDB são consideradas essenciais. Inclusive pela direção nacional.

Mineiro observou que o cenário petista passou a se cristalizar após reunião ocorrida no último dia 21 de outubro, quando uma comissão do PT local dialogou demoradamente com o presidente nacional do partido, Rui Falcão. “Cada um de nós se posicionou sobre os cenários eleitorais e sobre as iniciativas do PT no Rio Grande do Norte relacionadas aos debates com outros partidos do arco de alianças local”, disse ele. Na ocasião, a deputada Fátima Bezerra teria informado sobre as conversas desenvolvidas com dirigentes do PSD e do PMDB, em especial a conversa com o deputado Henrique Alves.

“As decisões apontam no sentido de se reproduzir no Rio Grande do Norte o mesmo arco de alianças que apoia a presidenta Dilma, cuja reeleição é nossa prioridade absoluta”, frisou Mineiro. Ele acrescentou: Aliás, como é de conhecimento público, só enfrentaria este desafio com o apoio do partido a nível local e de suas lideranças e, principalmente, caso contasse com o apoio nacional. Até porque já passei por experiência que não quero repetir. Além do mais, a decisão sobre formação da chapa majoritária estadual (governo/vice e senado) está condicionada às decisões nacionais.

TRIBUNA DO NORTE

Nenhum comentário :