segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Três pessoas ficam feridas após explosão de carro em protesto em SP


Três pessoas ficaram feridas após explosão de um carro durante protesto na manhã desta segunda-feira (7) no Morumbi, Zona Sul de São Paulo.
O ato pelo pagamento de auxílio-moradia começou por volta das 7h e fechou totalmente a Rua Doutor Luiz Migliano, até as 11h, a via continuava bloqueada . O carro que explodiu (veja ao lado vídeo com momento da explosão) foi colocado por manifestantes em barricada montada para bloquear rua.
Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, um homem de 36 anos e uma criança de 11 tiveram queimaduras e estão internados em estado grave no Hospital Municipal do Campo Limpo. O menino também teve uma das pernas dilaceradas e passa por cirurgia. Um homem de 31 anos, também com queimaduras, está estável e uma quarta pessoa, de 35 anos, passa por avaliação no hospital.
Um cinegrafista disse que, com o impacto, foi jogado para longe, mas não se feriu.De acordo com os bombeiros, o carro tinha um sistema de biocombustível e, com a explosão, parte do cilindro caiu a cerca de 300 metros. O 89º Distrito Policial vai realizar a perícia no local da explosão e a via só poderá ser liberada após o procedimento. A Polícia Civil informou que vai analisar as imagens para saber quem ateou fogo ao carro e quem é o proprietário do veículo.
  •  
Parte do cilindro do biocombustível foi parar a 300 metros do local da explosão (Foto: Letícia Macedo/ G1)Parte do cilindro do biocombustível foi parar a 300 metros do local da explosão (Foto: Letícia Macedo/ G1)
A SPTrans informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que as seis linhas que passam pela rua foram desviadas, mas não soube dizer para quais vias. A Rua Doutor Luiz Migliano liga as Avenidas Giovanni Gronchi e Francisco Morato e a CET recomenda que o motorista evite a região e utilize, como alternativa, a Avenida Guilherme Dumont Villares.
Os manifestantes afimaram que só vão encerrar o ato após a presença de um representante da Secretaria da Habitação.
Protesto
Por volta das 7h, cerca de cem manifestantes colocaram fogo em madeira, pneus e caçambas para interromper o tráfego em dois ponto da via, que fica na região da favela Portal do Morumbi.
Protesto na Zona Sul

O carro foi tombado por manifestantes para que ele ficasse em uma das barricadas. Pouco depois, o veículo explodiu. Algumas pessoas, que estavam próximas à barreira, passaram mal e precisaram ser socorridas. O motorista conseguiu deixar o veículo.
Mais cedo, uma fumaça preta podia ser vista à distância e uma faixa foi colocada na rua e trazia a mensagem: “vandalismo é o que o governo faz com a gente. Cadê o auxílio-aluguel?”.
O protesto é realizado por três comunidades da região: Vila Praia, Olaria e Viela da Paz.  Segundo moradores da Vila Praia, o auxílio-aluguel de 150 famílias está atrasado há dois meses e não passa por reajuste há dois anos. De acordo com a moradora Regina Célia Ribeiro, os moradores de Olaria também querem reajuste no auxílio-aluguel de R$ 300 a R$ 400.
A Secretaria de Habitação informou, por meio de nota, que trabalha "na captura de recursos para manter o atendimento habitacional das famílias da Vila Praia. Ao todo são 144 famílias que estão com o auxilio atrasado desde setembro de 2013".
Ainda de acordo com a secretaria, serão construídas 1.800 unidades habitacionais na região por meio das intervenções do Pirajussara 7, perímetro de ação integrada do Programa Renova SP. 

O auxílio-aluguel é pago pelo governo, normalmente, em caso de despejo ou incêndio em favelas.
  •  
Carcaça do carro que explodiu durante protesto no Morumbi (Foto: Letícia Macedo/ G1)Carcaça do carro que explodiu durante protesto no Morumbi (Foto: Letícia Macedo/ G1)

Nenhum comentário :