quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Reunião entre Rosalba Ciarlini e líderes partidários é marcada por reclamações


Governadora Rosalba Ciarlini recebe reclamação de aliados (Luciano Lellys)Governadora Rosalba Ciarlini recebe reclamação de aliados (Luciano Lellys)A reunião entre a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) e os líderes partidários aliados não resultou em reversão do quadro negativo nas relações partidárias.
A reunião na casa do presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves (PMDB), foi marcada pelo tratamento frio entre os aliados e a governadora que estava acompanhada do marido/chefe do Gabinete Civil, Carlos Augusto Rosado, que foi, juntamente com o secretário estadual de Planejamento, Obery Rodrigues, o principal alvo de reclamações. Apesar das críticas, Carlos permaneceu calado. Apenas Rosalba falou em nome do governo.
Segundo apurou O Mossoroense, a questão dos cargos não entrou na pauta. Nem os aliados cobraram espaços nem a governadora os ofereceu. Ela limitou-se a dizer que faria ajustes na administração.
O que predominou na conversa foram críticas ao governo. Os aliados disseram à governadora aquilo que já reclamaram na mídia: falta diálogo.
Após escutar as reclamações a governadora se comprometeu a ficar mais aberta ao diálogo com os líderes políticos do Estado. Ela também reclamou das dificuldades financeiras que assola a administração desde o começo.
Ficou acertado que o rompimento sairia do discurso do PMDB até segunda ordem. Para selar o resultado do encontro foi divulgada uma nota assinada por Henrique Alves, senador José Agripino (DEM), deputado federal João Maia (PR), presidente da Assembleia Legislativa, Ricardo Motta (PMN), e pelo ministro da Previdência, Garibaldi Filho (PMDB). O deputado federal Betinho Rosado (DEM) também esteve no encontro, mas não assinou.
A nota não teve uma confirmação de que a base estaria unida em 2014. Foi mais um compromisso firmado com o Rio Grande do Norte sob alegação de que o Estado tem uma oportunidade que jamais teve.
Veja a nota na íntegra:
"1 - Em nenhum outro momento de nossa história recente, tantos potiguares ocuparam funções cuja importância pudesse determinar mudanças estruturantes no processo de desenvolvimento do Rio Grande do Norte;
2 - Assim entendem e com esse pensamento estão comprometidos, o Ministro Garibaldi Filho(PMDB), o Presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves(PMDB), o Presidente Nacional do Democratas, senador José Agripino, o deputado federal João Maia(PR) e o presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, deputado estadual Ricardo Motta(PMN).
3 - Entendem que a união desses partidos e desses líderes se impõe para garantir a concretização dos sonhos e das esperanças do Rio Grande do Norte;
4 - Neste sentido, ficou decidido que todos os esforços políticos serão feitos em Brasília e em nosso Estado para que, efetivadas as adequações administrativas que se recomendem, o Governo Rosalba Ciarlini e o Rio Grande do Norte se beneficiem dessa oportunidade histórica;


5 - A governadora Rosalba Ciarlini, por manifestação explícita, como é de sua formação democrática, aplaude a atitude dos partidos aliados. A governadora determina-se às referidas adequações, por entender que, ao mesmo tempo em que otimiza a eficácia das ações governamentais, se garante o compromisso político desses partidos com o desenvolvimento do Rio Grande do Norte;
6- Essas ideias serão levadas a todos os demais partidos que queiram caminhar no mesmo compromisso com o presente e o futuro do Rio Grande do Norte".
Um dia após reunião, Henrique recebe visita de Robinson Faria
No dia seguinte à reunião com a governadora Rosalba Ciarlini, Henrique Alves recebeu a visita do vice-governador dissidente Robinson Faria (PSD), nome lançado para a disputa do Governo do Estado em 2014.
A informação divulgada pela própria assessoria de Henrique Alves deu conta que Robinson estava acompanhado do deputado federal Fábio Faria (PSD), segundo vice-presidente da Câmara dos Deputados.
A reportagem do O Mossoroense fez contato com Robinson Faria que explicou que a visita foi apenas de cortesia. "Fui parabenizar a vitória dele para a presidência da Câmara dos Deputados", frisou.
O vice-governador negou que as eleições do próximo ano entraram na pauta da conversa. "Nem em pensamento falamos em 2014", garante.
Na visita a Brasília, Robinson jantou com o ex-prefeito de São Paulo e presidente nacional do PSD, Gilberto Kassabi.
AGENDA
O vice-governador estará em Mossoró no próximo sábado para participar do lançamento do livro "Azougue" do radialista e publicitário Caby da Costa Lima.
Bruno Barreto
Editor de Política

Nenhum comentário :