sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Região Assú registra mais de 1.600 casos de violência contra a mulher



Casos de agressões crescem em todo o Vale do AçuASSÚ - Os registros de violência contra a mulher apresentaram índices considerados alarmantes pela equipe que trabalha no âmbito do Núcleo de Atenção à Mulher e ao Idoso (Nami), instalado num dos compartimentos internos do prédio da Delegacia de Polícia Civil, em Assú. O levantamento estatístico corresponde a Assú e toda a região circunvizinha e se refere ao exercício de 2012.
Informação de Maria das Graças Mesquita, assistente social do quadro de servidores do Nami, revela: um total de 1.665 mulheres de Assú e cidades circunvizinhas teve registro no órgão na condição de vítimas de violência - física, social, financeira, psicológica, sexual e outras.
Em mais de 95% dos casos, o responsável pela agressão é o companheiro da própria vítima - namorado, esposo, parceiro etc. Os agressores, por sua vez, tentam transferir para o álcool a motivação pelo delito que cometeram.
"Eles sempre chegam [ao Nami] com a mesma desculpa, dizendo que tudo foi por conta da maldita da cachaça", ilustrou a assistente social. Os casos de violência física totalizaram 315 mulheres alvo de espancamento na alçada do Nami. Houve ainda a ocorrência de 638 casos de mulheres violentadas psicologicamente.
Agressões contra idosos também preocupam
O índice de violência contra idosos em Assú e cidades sob a assistência do Nami se exibe inferior à estatística de violência contra a mulher. Mas não menos assustador, principalmente levando-se em conta que a maciça maioria dos casos envolve vítimas absolutamente vulneráveis e indefesas.
Só em 2012 foram observados 370 casos oficiais de agressão de toda espécie contra pessoas da terceira idade na região.
É o que indica o levantamento divulgado por Maria das Graças Mesquita, do quadro de atendentes do Nami - vinculado à Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania (Sejuc). 

O estudo indicou que praticamente todos os registros de agressão contra os velhinhos foram protagonizados dentro do próprio lar. Ou seja, foram os próprios familiares - filhos, netos, genros, noras etc. - que submeteram os idosos à humilhação e à vergonha.
Um dos motivos mais recorrentes de agressão e desrespeito ao idoso na região é na usurpação do cartão da Previdência Social dos que são aposentados, para ser usado para obtenção de financiamentos diversos, visando adquirir bens variados ou tão somente para custear a diversão dos outros.
Dinheiro que, conforme observação feita pela assistente social do Nami, "deveria ser usado para garantir um pouco de dignidade e conforto aos que já cumprem o último estágio de suas vidas".


fonte: jornal o mossoroense

Nenhum comentário :