quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Amanhã Começa a Festa do Nosso Padroeiro São Sebastião

A partir de amanhã inicia-se em nossa cidade uma das festas mais populares e conhecidas da região. 
Dentro de algumas horas começa a festa de São Sebastião.
E como não falar de São Sebastião e não se lembrar das antigas tradições que nela existem?
Os que aqui se encontram poderão vivenciar um momento de fé muito forte, pois quem nasceu e cresceu aqui sabe da importância desta festa para nós encantenses.
Aos filhos ausentes, fica-se a lembrança e a saudades da festa que marcaram suas vidas.

Quem nunca acordou cedo para ver escavar o local que seria colocado o mastro de São Sebastião?
Quem nunca acordou com a alvorada às 5 da manhã do dia 10 de Janeiro?
Quem nunca chorou e se arrepiou no momento exato em que a bandeira de São Sebastião era erguida ao alto diante de nossos olhos?
Quem nunca cantou o refrão do hino popular de São Sebastião? ♫ Não, não, não, não, não...uma flecha não bastou pra calar a sua voz, São Sebastião, São Sebastião rogai por todos nós ♫

A festa de São Sebastião não é só um momento de renovar a fé, mas é o momento de entendermos que nesta terra, somos todos iguais, somos um só diante de Deus.
Muitas pessoas já passaram por essa igreja. Muitos deram seu suor pela festa, uns riram, outros choraram e outros testemunharam milagres na fé em São Sebastião.
Muitos já partiram, mas deixaram seu legado para que as próximas gerações continuem a construir essa história.
O dia 20 é marcado com a missa oficial às 10 da manhã e com a tradicional procissão de encerramento pelas principais ruas da cidade. E, diga-se de passagem, é o momento mais forte da festa. Pois a procissão maca não só o fim das festividades, mas nos encoraja a começar novamente mais um ano de muito trabalho. E ai, cada um volta a sua rotina, uns continuam por aqui e outros retornam as suas cidades.

Nossa festa também é marcada pela parte social. Os mais antigos recordam da saudosa maloca, um local em que os filhos de encanto reuniam-se para festejar e descontrair.
Quem não lembra também das festas realizadas no mercado público? A famosa festa da goma na ressaca do dia 21 pela manhã. As tradicionais festas sociais realizadas no Oasis Clube, as animações da galera ao se reunirem no antigo pavilhão, as chuvas quem marcaram nossas festas e encheram o nosso povo de alegria.

Seria bom se pelo menos um dia pudéssemos reunir todos os filhos ausentes dessa terra
Pessoas q a muito tempo não pisam neste chão, muitas vezes por dificuldades de vir aqui.
Lembro-me antigamente que todas as pessoas ficavam esperando as festas de Janeiro o ano todo, faziam planos, criavam expectativas...
Não podemos deixar q esses costumes caiam no esquecimento...temos q manter sempre essas expectativas e torcer para q JANEIRO deixe sempre marcado sua história ao longo de nossas vidas...

Que Deus possa abençoar mais esse momento em nosso município. Que a Festa de São Sebastião 2013 seja de paz e que, mais uma vez, a fé seja renovada nos corações de nosso povo.

*POR 
Augusto Cesar Fonte: Facebook

Nenhum comentário :