domingo, 9 de dezembro de 2012

Mais de 8 mil candidatos não comparecem ao vestibular da UFPA

sala de aula - ufpa - processo seletivo 2013 (Foto: Natália Mello/G1) Mais de 8 mil candidatos ao vestibular da Universidade Federal do Pará (UFPA) faltaram a prova da segunda fase do Processo Seletivo 2013 (PS 2013), realizado na tarde deste domingo (9), em Belém e em outros 16 municípios do Pará. O total corresponde a pouco mais de 10% dos estudantes inscritos no processo seletivo
A diretora do Centro de Processos Seletivos da UFPA (Ceps), Marilucia Oliveira, fala sobre o percentual de faltosos. “Em todos os processos temos um índice de 8 a 10% de não comparecimentos, o que é comum. Nossa recomendação se volta agora aos candidatos para que eles acompanhem o gabarito preliminar que será divulgado ainda neste domingo, após a prova, e o gabarito definitivo que será divulgado após o prazo de 48h para que os candidatos recorram”, conta. O gabarito pode ser acessado neste link.
Em Belém e Ananindeua, a UFPA registrou aproximadamente 10% de faltosos. Nos demais municípios, cerca de 11% dos candidatos inscritos faltaram. As cidades com maiores índices foram Altamira (20,96%), Parauapebas (20,16%) e Marabá (16,48%). Já Mocajuba e Bragança foram os que tiveram menos faltas, 6,28% e 7,87%, respectivamente.


A organização do concurso informou que, além dos atrasos, foram registrados casos de pessoas que não puderam realizar a prova por falta de documento de identificação oficial com foto e ainda por terem se dirigido a um local de prova onde não estava lotado.
Este ano, 147 candidatos pediram atendimento especial no dia da prova do vestibular, 105 na região metropolitana de Belém e 42 nas demais cidades do estado onde será aplicada a prova. Entre a infraestrutura solicitada parta a realização da prova, a maioria dos candidatos solicitou o uso de prova ampliada, ou seja, elaborada em fonte maior que o padrão. Ao todo 60 candidatos terão este tipo de caderno de questões.
Cada um dos 179 cursos de graduação oferece uma vaga destinada especificamente aos PcDs. Caso estas vagas não sejam preenchidas por falta de candidatos PCD aprovados, não poderão ser ocupadas por outros candidatos do PS 2013. Em 2012, 195 candidatos disputam as vagas da cota PcD. A lista de cotistas e de atendimentos especiais é diferente, por isso a UFPA estima que participem do PS 2013 de 200 a 250 pessoas com deficiência.
Resultado final com os aprovados do PS 2013 sai em janeiro de 2013
A Comissão Permanente de Processos Seletivos da UFPA (Coperps), responsável pelas regras do concurso e realização da prova, avaliou como tranqüila a segunda fase do PS 2013. “Os estudantes devem agora descansar, relaxar e aproveitar as festas de fim de ano e esperar o Listão que será divulgado em janeiro de 2013”, recomenda Marilucia Oliveira.

Prova regionalizada
Segundo a professora Ana Tancredi, do Instituto de Ciências da Educação (ICED), membro da Coperps, a prova deste domingo estava de fácil acesso e trouxe muitas questões regionalizadas, contextualizadas com os conhecimentos e a realidade da Amazônia.

Questões
A prova da segunda fase do PS 2013 possui 55 questões de múltipla escolha, envolvendo conhecimento de 11 disciplinas do Ensino Médio, sendo cinco de cada uma delas: Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Física, Química, Biologia, Literatura, Filosofia, Sociologia e Língua Estrangeira (escolhida pelo candidato dentre Espanhol, Inglês, Francês, Italiano e Alemão).

O exame foi aplicado em Abaetetuba, Altamira, Ananindeua, Belém, Bragança, Breves, Cametá, Capanema, Castanhal, Icoaraci, Marabá, Mocajuba, Parauapebas, Santa Isabel do Pará, Soure, Tomé-Açu e Tucuruí.
Para continuar na disputa por uma vaga, os estudantes precisam obter nota igual ou maior a 400 na redação do ENEM, acertar mais de 30% do total de questões da segunda fase e não obter nota bruta igual a zero em mais de duas disciplinas na prova do dia 9 de dezembro.
Processos seletivos especiais ainda estão com inscrições abertas
Das 8.569 vagas ofertadas pela UFPA este ano, 7.548 são para estudantes não-cotistas e para estudantes que se candidatam a uma vaga pelas cotas escola, cor e renda que realizaram a prova neste domingo, 9 de dezembro. Dessas, 4.128 são ofertadas pela capital e outras 3.420 pelos campi da universidade no interior do estado.

Das demais 1.021 vagas, 80 são para o curso de Educação no Campo, oferecido em Abaetetuba e Marabá; 46 para o curso de Etnodesenvolvimento sediado em Altamira; 358 para estudantes de origem indígena, outras 358 para estudantes de origem quilombolas e 179 para Pessoas com Deficiência.
A seleção para Educação no Campo e para os candidatos quilombolas já foi concluída e o resultado está sendo processado pelas comissões responsáveis pelo concurso. Já as inscrições para a seleção de candidatos indígenas e para o curso de Etnodesenvolvimento estão abertas até o dia 14 de dezembro e são gratuitas.

fonte: g1.com

Nenhum comentário :