quarta-feira, 7 de novembro de 2012

No Wisconsin, democratas celebram Obama e vitória de senadora lésbica


Eleitores aguardam resultado da eleição em Wisconsin (Foto: Ryan Rainey/Especial para o G1)
Apoiadores do partido democrata comemoraram duas vitórias nesta terça-feira (6) na cidade de Madison, capital de Wisconsin. Além da vitória nacional de Barack Obama – que teve 52% dos votos no Estado – Wisconsin elegeu a primeira senadora publicamente homossexual na história dos EUA, Tammy Baldwin.
Eu entendo bem que eu sou a primeira senadora publicamente homossexual no Senado", disse Baldwin em discurso depois da vitória. "Mas eu me candidatei para fazer história, me candidatei para fazer a diferença."Numa festa para o partido no centro de Madison, democratas gritaram e dançaram depois da projeção das vitórias veiculadas na rede NBC. Baldwin afirmou que se dedicará ao Estado, depois de uma eleição competitiva entre ela e o republicano, o ex-governador Tommy Thompson.


Wisconsin era considerado chave para os candidatos à Presidência. Menos de uma hora depois do encerramento das urnas, as emissoras de TV anunciaram que Obama havia ganhado os 10 delegados do Estado.
Depois da vitória do atual governador, o republicano Scott Walker, em uma eleição especial em junho, muitos republicanos acreditavam que seria possível ganhar os delegados de Wisconsin. Mas o Estado é conhecido nacionalmente por ser independente e, às vezes, progressista.
Em uma afirmação na terça, Walker parabenizou os republicanos que ganharam uma maioridade na assembleia nacional, mas não parabenizou nem Obama nem Baldwin publicamente. A senadora eleita afirmou ter recebido uma ligação do governador.
Obama e Romney visitaram o Wisconsin no fim da campanha.

Fonte: G1.com

Nenhum comentário :