domingo, 4 de novembro de 2012

Estudantes tiram fotos de provas, são expulsos e eliminados do Enem, veja!

Fotos de cartões de respostas do Enem foram postadas nas redes sociais (Foto: Reprodução)
Fotos de cartões de respostas do Enem foram postadas nas redes sociais

O Ministério da Educação confirmou no começo da tarde deste sábado (3) que estudantes foram flagrados postando fotos em redes sociais da prova e do cartão de respostas do Exame Nacional de Cursos (Enem). A prova começou a ser realizada neste sábado. Segundo a assessoria do MEC, os estudantes estão sendo retirados das salas e não vão mais poder realizar as provas do Enem 2012. Eles estão desclassificados do exame.
O MEC ainda não informou quantos estudantes foram flagrados postando as fotos, nem em qual cidade eles estavam fazendo a prova. De acordo com o ministério da Educação, os detalhes serão divulgados mais tarde.

O G1 encontrou mais de 20 fotos de cartões de respostas tiradas de dentro das salas de aula do Enem e postadas em sites de compartilhamento de fotos. A maior parte foi publicada por volta das 13h nos aplicativos. O uso do celular é proibido pelo edital, assim como fotografar o interior das salas. Um candidato postou foto do cartão de respostas do Enem, junto com parte do RG e uma caneta. "Começa agora! O que batalhamos o ano inteiro", escreveu. Outros colocaram junto o RG, canetas, barra de cereais e água. O MEC poderá rastrear esses candidatos e até eliminá-los do Enem.
As fotos das provas teriam sido postadas em redes sociais logo após as provas terem tido início, às 13 (horário de Brasília).
Boatos sobre cancelamento
Mais cedo, o MEC desmentiu uma mensagem falsa começou a circular na rede social anunciando que o exame estaria cancelado. De acordo com o Ministério da Educação, a Polícia Federal já está monitorando a rede social. As investigações sobre quem teria dado início à postagem falsa já estão em andamento.
MEC publica mensagem no Twitter confirmando prova do Enem 2012 (Foto: Reprodução/Twitter)MEC publica mensagem no Twitter confirmando prova do Enem 2012 (Foto: Reprodução/Twitter)
“Polícia Federal monitora a rede social e identificou origem de hashtag com o objetivo de tumultuar a prova. O Enem está confirmado”, afirmou o Ministério da Educação, em postagem feita pelo Twitter.
Ao todo, o Enem deste ano teve 5.791.287 inscritos. A aplicação de cada uma das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que ocorre neste final de semana em todo o Brasil, vai custar R$ 46 por candidato, segundo informou nesta sexta-feira (2) o ministro da Educação, Aloizio Mercadante. O custo total do governo para a aplicação das provas será de R$ 266.399.202,00.
Os portões dos locais onde serão realizadas as provas abrem logo mais, ao meio dia (horário de Brasília). As provas terão início às 13h, também pelo horário de Brasília. A prova será aplicada em 15.076 locais de 1.615 municípios brasileiros.


 

Nenhum comentário :