segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Portalegre: Pesquisa START aponta larga vantagem de Neto da EMATER sobre José Augusto.


Uma pesquisa eleitoral realizada pelo Instituto START, no dia 18 de setembro, em Portalegre, aponta uma vitória folgada do candidato a Prefeito pelo grupo situacionista, Manoel de Freitas Neto (Neto da EMATER).

A amostragem foi obtida após uma coleta de dados nas zonas urbana e rural do município.

A Pesquisa aplicada pelo Instituto START foi registrada junto ao TRE-RN sob o número 152/12. A consulta ouviu 362 eleitores, a partir dos 16 anos, e a metodologia aplicada utilizou-se de pergunta espontânea e estimulada. E nas duas formas de consulta ao eleitor o candidato "Neto da EMATER" vence com ampla vantagem. 


Segundo a sondagem, "Neto da EMATER" aparece com 55,03% por cento da preferência do eleitorado no quesito espontâneo e com 55,05% no estimulado, enquanto que o seu adversário aparece com 36,07% e 37,09%, respectivamente. 

O candidato José Augusto Rêgo (DEM), só aparece na frente de "Neto da EMATER" no índice de rejeição. Ele tem 52,05% de rejeição contra 35,09% do postulante governista. 

Outro dato interessante a ser considerado é que quando a pesquisa indaga o eleitor sobre a possibilidade de mudar o voto, a probabilidade de isso acontecer entre os eleitores que disseram votar em "Neto da EMATER" é praticamente nula, o que confirmaria, em tese, a determinação do eleitor em votar no candidato da situação. 

Portanto, de acordo com os dados apontados na pesquisa START, "Neto da EMATER" deverá vencer novamente as eleições em Portalegre. 

Se isto realmente acontecer no dia 07 próximo, será a terceira derrota do Democrata José Augusto, em suas tentativas de se tornar Prefeito de Portalegre. Nas quais, duas delas disputadas contra "Neto da EMATER" (em 2000 e agora 2012).
Do Blog Política Pau-ferrense

Nenhum comentário :