sexta-feira, 18 de maio de 2012

RN mantém controle da Tuberculose

Idosos representam população de maior risco
O Rio Grande do Norte notificou 1270 casos de tuberculose e 53 óbitos em 2011, tendo uma taxa de incidência de 33,7/100 mil habitantes. No Brasil, essa taxa de incidência chega a 37,99/100 mil habitantes. Mesmo assim, para o Ministério da Saúde, a situação do Rio Grande do Norte é relativamente confortável.
“O RN não possui um índice de incidência grave, porém podemos melhorar em relação às taxas de cura, a oferta laboratorial e aos testes relacionados ao HIV. Observamos alguns avanços e ficamos satisfeitos com as ações”, disse o coordenador do Programa Nacional de Combate a Tuberculose, Draurio Barreira.
A população de maior risco de ser acometida por essa doença são os idosos, profissionais de saúde, pessoas HIV (+), pessoas que residem em aglomerados ou em situação de rua, população privada (presídios). 
Para a Secretária de Saúde, o monitoramento das ações de vigilância é importante para manter o controle. “São em momentos como esse que devemos provocar a soma dos trabalhos dos três entes federativos, União, Estado e Municípios”, falou Dorinha Burlamaqui.

Fonte: Defato via cidade news

Nenhum comentário :