segunda-feira, 14 de maio de 2012

Aumenta número de mulheres jovens que não completam vacinação contra HPV, mostra estudo

A vacina contra o papilomavírus humano é altamente eficaz na prevenção  do câncer de colo do útero, mas pesquisadores relatam que a porcentagem de mulheres jovens que tomam a sequência de três vacinas necessárias é pequena e tem diminuído.
Os cientistas estudaram os registros de 271.976 meninas e mulheres que receberam a primeira vacina contra o HPV de 2006 a 2009. As três vacinas deveriam ser oferecidas idealmente a meninas de 11 e 12 anos no espaço de seis meses. Vacinações tardias são recomendadas até os 26 anos.
A porcentagem de mulheres jovens que completaram a sequência de vacinas no prazo de um ano diminuiu de mais de 50% em 2006, para menos de 22$ em 2009. Ocorreu aumento na conclusão da sequência apenas entre os 2% de mulheres com mais de 27 anos que receberam as vacinas fora da indicação terapêutica, de 15 para 24%, de 2006 a 2009.
As participantes que receberam as vacinas em ambulatórios estavam menos propensas a concluir a sequência em comparação com as que foram vacinadas por pediatras. As voluntárias que foram vacinadas por ginecologistas estavam mais propensas a tomar as três vacinas.
Tomar uma vacina não é suficiente, de acordo com Abbey B. Berenson, autora sênior do estudo e professora do departamento médico da Universidade do Texas.
"Todos os dados têm como base as três injeções", afirmou. "Com base nos dados que possuímos atualmente, apenas uma vacina não oferece proteção."

Uol

Nenhum comentário :