sábado, 18 de fevereiro de 2012

Polícia prende suspeito de 20 estupros

Policiais civis da Delegacia de Defesa da Criança e do Adolescente (DCA) prenderam, no início da tarde de ontem, o motoboy José Antônio da Silva, 31 anos. Ele é acusado de ter cometido crimes de abuso sexual contra menores em vários pontos da capital. Até agora, pelo menos seis crianças, com idade variando entre 6 e 13 anos, foram ouvidas e identificaram o acusado. No entanto, a polícia acredita que ele seja o responsável por mais de 20 estupros. A maioria deles, cometido à luz do dia, em locais públicos.
José Antônio da Silva, 31 anos, já foi reconhecido por seis crianças que sofreram abusos sexuais
O acusado é casado e pai de dois filhos, de 12 e 4 anos. Ele foi preso em sua residência, no bairro de Felipe Camarão, e apresentado à imprensa, na Delegacia Geral de Polícia Civil (Degepol). Lá, ele confessou alguns dos crimes e disse não saber por que violentava as crianças. "Não sei o que acontecia. Não era eu que fazia aquilo. Não sei o que dizer. Sentia alguma coisa e fazia", disse.

De acordo com informações do titular da DCA, delegado Correia Júnior, as investigações sobre o caso aconteciam há pelo menos um mês. "Recebemos várias denúncias, sobre o mesmo tipo de crime, que apontavam um mesmo autor para os crimes. Investigamos e conseguimos realizar a prisão do acusado", esclareceu. O acusado agia sempre usando uma moto. De capacete, ele abordava meninos e meninas no meio da rua. Dizendo que estava armado, ameaça as vítimas e obrigava-as a tirarem a roupa. José Antônio apalpava as crianças e forçava que elas fizessem sexo oral nele.

Uma das ações do criminoso foi filmada pela câmera de segurança de uma residência. Na última quinta-feira à noite, o acusado abusou de duas irmãs, 10 e 11 anos, no bairro Dix-Sept-Rosado. Segundo a polícia, dessa vez, o acusado não estava usando capacete. O pai das meninas foi à Degepol e contou o que aconteceu. "Eu fui pegar minha mulher no trabalho e deixei elas em casa. Elas estavam na rua e ele se aproximou. Conversou um pouco e elas foram embora. Passou um tempo e ele foi na minha casa pedir água. Aproveitou que elas abriram a porta e ameaçou elas de morte", disse o pai que, revoltado, preferiu  não dizer que tipo de abuso o criminoso tinha feito com as filhas dele. "A vontade que eu tenho é de trucidar um monstro desse", completou.

Para a polícia, José Antônio da Silva, ficou conhecido como o maníaco da moto. "Nos primeiros casos identificados pela Polícia Civil, ele utilizava uma moto de cor preta, e depois outros que começaram a surgir com o uso de um moto de cor prata", disse Correia Júnior.

A mãe de uma menina de 13 anos, que foi violentada pelo acusado também no bairro de Dix-Sept-Rosado, foi à Degepol prestar depoimento. Ao ver José Antônio, a mãe se revoltou e quis bater nele. "Isso é um monstro. Merece morrer. Sorte a dele que foi a polícia quem pegou. Se fosse o pessoal do bairro, ele ia ver o que é bom. Tomara que fique preso pelo resto da vida", disse. O acusado já tem passagem pela polícia. José Antônio esteve preso no CDP da Ribeira durante sete meses. Contra ele existêm três inquéritos policiais.

Civil já abriu este ano 22 inquéritos de abuso sexual

A tarde de ontem foi movimentada na sede da Degepol. A Polícia Civil, cumprindo um mandado de prisão expedido pela 2ª Vara da Infância e da Juventude de Natal, prendeu Edvaldo Viana da Silva, de 51 anos, acusado de estupro contra a sua enteada de 14 anos. Pelo crime, que aconteceu em 2010, o acusado vai responder por 14 anos de prisão. Segundo Correia Júnior, somente este ano, já foram abertos 22 inquéritos na DCA. "Os crimes são, em sua maioria, relacionados a abuso sexual cometidos por pedófilos", disse. Correia Júnior disse ainda que José Antônio da Silva - o maníaco da moto - será enquadrado no artigo 217-A do Código Penal, que é classificado como "estupro de vulnerável" e é caracterizado como crime hediondo. A polícia não informou para onde o acusado foi encaminhado e espera que, com a divulgação da foto dele, outras vítimas apareçam para depor na delegacia. "Acreditamos que existam outras vítimas espalhadas na cidade. Ele é motoboy e circulava por toda cidade. Era no momento das entregas de documentos que ele agia", disse.



FONTE : TRIBUNA DO NORTE

Nenhum comentário :