segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Mulheres ultrapassam preconceitos para galgar espaços profissionais antes assumidos por homens

motorista_de_caminhao_de_lixo
Nas últimas décadas, as mulheres passaram a compor uma gama maior de áreas do mercado de trabalho mossoroense. As trabalhadoras conseguiram ultrapassar os antigos paradigmas e lutara contra os preconceitos para galgar espaços antes preenchidos predominantemente pelos homens.
Atualmente existem inúmeros exemplos de mulheres que atuam em funções teoricamente consideradas masculinas. Entretanto, a atuação pioneira de algumas trabalhadoras se destaca das demais. É o caso das mulheres que conduzem veículos de grande porte.




Mossoró foi a primeira cidade do Rio Grande do Norte a ter uma mulher na função de motorista de caminhão coletor de resíduos, chamada Millian Lopes de Souza. Em julho do ano passado, ela recebeu Título de Reconhecimento concedido pela Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria dos Serviços Urbanos, Trânsito e Transportes Públicos (Sesutra), por ser na época única motorista de caminhão coletor do estado.
A cearense Osmariza Moreira Pitombeira, que há 19 anos reside no município, é motorista de caminhão coletor de resíduos, teve uma difícil luta para conseguir desempenhar o antigo sonho de infância de conduzir veículos de grande porte como os caminhões.
Passada a fase de dificuldades, ela conta como foi o percurso até se tornar recentemente motorista de caminhão de uma empresa que presta serviço a Prefeitura Municipal de Mossoró (PMM) na coleta de resíduos da cidade.
"Na verdade há muito tempo tinha esse sonho e antes trabalhava como instrutora em autoescola, mas como era muito difícil uma mulher conseguir emprego como motorista de caminhão fui ficando um pouco acomodada. Só então que este ano resolvi lutar pela profissão que sonhava", revela Osmariza Moreira.
Ela conta que mesmo sendo a segunda mulher a atuar como motorista de caminhão da coleta de lixo na cidade ainda existe preconceitos. "No início foi muito difícil e ainda é, pois sofremos muito preconceito das pessoas. Muitos quando nos veem na rua se espantam, encaro isso como um tipo de preconceito. E têm até algumas pessoas que soltam piadas, inclusive já chamaram até de 'Pereirão' (Apelido da personagem protagonista da novela Fina Estampa da Rede Globo)", conta Osmariza.
Já família Osmariza Moreira teve um comportamento positivo em relação à escolha da profissão da motorista de caminhão. "Minha família apoia porque sabe que é meu sonho desde criança. Minhas filhas têm muito orgulho de mim", destaca.
Ela aconselha as mulheres que desejam ingressar na profissão a irem à luta. "Mesmo com os preconceitos elas não desanimem e batalhem até conseguir. Para quem gosta é uma profissão muito boa", conclui Osmariza Moreira.
Além desses dois exemplos de profissionais, em Mossoró existem mulheres também atuam como taxistas e mototaxistas. 



FONTE: JORNAL O MOSSOROENSE 

Nenhum comentário :