quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Internacional Acidente com trem deixa 600 feridos e 49 mortos

Buenos Aires (AE) - Cerca de 49 pessoas morreram e 600 ficaram feridas, vítimas da colisão entre um trem da ferrovia Sarmiento e uma barreira de proteção, em Buenos Aires, na Argentina. A lista de mortos inclui uma criança, segundo autoridades portenhas.  
leonardo zavattaro/aeResgate das vítimas na capital argentina: pelo menos 200 passageiros estão em estado graveResgate das vítimas na capital argentina: pelo menos 200 passageiros estão em estado grave

O delegado Néstor Rodríguez informou que a lista de mortos ainda está sendo elaborada porque muitas famílias não foram identificadas. De acordo com o secretário de Saúde portenho, Jorge Lemus, entre os feridos, 200 estão em estado graves e 10 muito graves. As vítimas foram trasladadas para 13 diferentes hospitais, conforme a gravidade dos ferimentos. Até às 15 horas de Brasília, as autoridades confirmaram que 48 adultos e uma criança morreram. 

Até o fechamento desta edição, não havia sido apontada oficialmente a causa do acidente.

A equipe de resgate dos bombeiros e do Sistema de Atenção Médica de Emergência (Same) trabalhou durante mais de quatro horas para resgatar cerca de 130 passageiros que ficaram presos entre as ferragens dos primeiros vagões. As equipes de resgate improvisaram uma sala de emergência em plena estação para organizar o transporte dos feridos. Muitos tiveram que receber primeiros socorros no próprio local.

"Há amputados, mortos, feridos no tórax, feridos graves, de tudo que vocês podem imaginar", desabafou o diretor do Sistema de Atenção Médica de Emergências (Same), Alberto Crescenti.

As testemunhas relatam que o trem entrou na Estação Once, uma das principais de Buenos Aires, com velocidade acima do normal e não freou. O trem se chocou contra a barreira de proteção no final da plataforma. Os dois primeiros vagões ficaram completamente retorcidos.

O trem da companhia TBA saiu do município de Moreno, na província de Buenos Aires, com mais de 800 passageiros. O acidente ocorreu às 9h32 (de Brasília). 

Os passageiros relatam que o trem circulava em alta velocidade quando ouviram o estrondo e sentiram o forte impacto dos vagões. "Ficou muita gente machucada, desesperada e gritando", relatou um dos entrevistados aos canais de televisão argentinos. 

O representante do sindicato dos ferroviários, Rubén Sobreiro, afirmou que "ninguém sabe ao certo o que aconteceu", mas lembrou que "são de conhecimento público as denúncias que o sindicato tem feito sobre as condições dos trens: faltam investimentos em manutenção". Ele informou ainda que o trem tinha saído da oficina na terça-feira à noite. O secretário de imprensa de sindicato de maquinistas, Horacio Caminos, afirmou que os trens da linha afetada pelo acidente "apresentam deficiências reiteradas". Segundo ele, há vagões da década de 60. 

O sindicato dos maquinistas denunciou que existem problemas nos sistemas de freios dos trens de Buenos Aires. "Falta investimento em manutenção no serviço ferroviário. Há meses que estamos denunciando falhas nos freios", disse um dos delegados do sindicato em entrevista às emissoras de TV. Segundo ele, o tamanho de formação do trem acidentado requer oito equipamentos de freios, mas a empresa obriga os maquinistas a sair com apenas quatro.  (Com informações da Associated Press).



FONTE: TRIBUNA DO NORTE

Nenhum comentário :