quarta-feira, 2 de março de 2016

Humorista Tom Cavalcante é internado com sintomas de H1N1


O humorista Tom Cavalcante, sua esposa, Patrícia, e a filha mais nova do casal, Maria, de 16 anos, foram internados em São Paulo com sintomas de H1N1. A informação foi publicada na manhã desta quarta-feira, 2, pelo site do jornal Extra, do Rio de Janeiro.
À reportagem carioca, a infectologista Nancy Bellei, professora da Universidade Federal de São Paulo, disse que, embora o pico de circulação do H1N1 no Sudeste seja em junho e julho, já é preciso ficar atento desde agora com a gripe suína.
Segundo o Extra, o estado de São Paulo tem notificados casos fora de época da infecção por esse vírus da gripe.
De acordo com a infectologista, em 2015 foram vistos mais casos de H3N2 do que de H1N1 no Brasil. No entanto, o vírus da gripe suína predominou na segunda parte do inverno do hemisfério norte, o que pode ter antecipado a chegada dele aqui, trazido por turistas. Assim, espera-se que haja aumento de casos de H1N1 neste ano.
O H1N1 é transmitido de pessoa a pessoa, sobretudo por tosse ou espirro. Os sinais da gripe surgem depois do período de incubação do vírus, de três dias: dor de garganta, dor de cabeça, febre alta (acima de 39 graus), tosse seca (em até 24 horas após os primeiros sintomas), cansaço e dor no corpo. Espirros e coriza não ocorrem em todos os casos.
Lavar as mãos com frequência é o mais importante. Dormir bem, controlar o estresse, beber bastante líquido, comer alimentos saudáveis e evitar contato com pessoas doentes reforçam a proteção.
A mudança de tempo (calor e frio) não afeta o organismo a ponto de facilitar a infecção por H1N1, garante Nancy Bellei.
Crianças de até 2 anos, idosos, gestantes e doentes crônicos têm mais risco de complicação.
Com informações do jornal Extra
Jornal de Fato

Nenhum comentário :