sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Mais três cidades do RN entram em colapso no abastecimento d'água

Da Redação com G1 RN
As cidades de Almino AfonsoFrancisco Dantas e Marcelino Vieira, localizadas no Alto Oeste do Rio Grande do Norte, entraram em colapso de abastecimento de água. Os açudes que abasteciam a zona urbana destes municípios estão com quantidade de água insuficiente para distribuição. O Rio Grande do Norte possui 19 cidades em colapso de abastecimento, sendo 14 no Alto Oeste e cinco no Seridó. Outras 72 cidades estão em rodízio, ou seja, recebem água em dias alternados.

De acordo com a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), a cobrança da conta de água é feita apenas apenas do período em que a água foi fornecida. A partir do momento em que deixa de distribuir o produto, a cobrança é suspensa.

No início do mês a maior barragem do estado, a Engenheiro Armando Ribeiro Gonçalves, voltou a receber águas do Rio Piranhas graças às chuvas. A informação foi confirmada pelo presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica Piancó/Piranhas/Açu, José Procópio de Lucena. Mesmo assim, segundo a Secretaria Estadual de Recursos Hídricos (Semarh), a situação ainda é preocupante. Com 20,61% de sua capacidade total, o reservatório nunca esteve com o volume de armazenamento tão baixo.


Ainda segundo informações da Caern, as cidades em colapso de abastecimento são 
Acari; Almino Afonso; Antônio Martins;Cerro Corá; Cruzeta; Currais Novos; Francisco Dantas; Frutuoso Gomes; Jardim do SeridóJoão Dias; Luiz Gomes; Marcelino Vieira; Martins; Paraná; Pilões; Rafael FernandesSão Miguel; Serrinha dos Pintos eTenente Ananias.Cidades em colapso

Cidades em rodízio
Já as cidades em rodízio de abastecimento são Afonso Bezerra; Água Nova; Alto do Rodrigues; Angicos; Assú; BarcelonaBodóCaiçara do Rio do VentoCaicóCampo Grande; Carnaúba dos Dantas; Carnaubais; Coronel João Pessoa; Dr. Severiano; Encanto; Equador; Espírito Santo; Fernando Pedrosa; Florânia;Guamaré; Ielmo Marinho; Ipanguaçu; IpueiraItaú; Janduís; Jardim de Angicos; Jardim de Piranhas; José da Penha; Jucurutu; Lagoa de Velhos; Lagoa Nova; LajesLucrécia;Macau; Messias Targino; Olho d´Água dos Borges; Ouro Branco; Paraú; Parelhas; PassagemPatu; Pau dos Ferros; Pedra Preta; Pedro Avelino; Pendências;Portalegre; Rafael Godeiro; Riacho da Cruz; Riacho de Santana; RiachueloRodolfo Fernandes; Ruy Barbosa; Santa Maria; Santana do Matos; Santana do Seridó; São Fernando; São Francisco do Oeste; São João do Sabugi; São José do Seridó; São Paulo do Potengi; São Pedro; São Rafael; São Tomé; São Vicente; Severiano Melo; Taboleiro Grande; Tenente Laurentino; Timbaúba dos BatistasTriunfo PotiguarUmarizal; Venha Ver e Viçosa.

Nenhum comentário :