quarta-feira, 11 de novembro de 2015

George Soares faz prestação de contas sobre viagem à Alemanha e Portugal

Crédito da foto: João Gilberto
 
O deputado estadual e presidente da Frente das Energias Renováveis para o Desenvolvimento Sustentável do RN, George Soares (PR), apresentou prestação de contas da viagem que realizou no início deste mês a Portugal e Alemanha, juntamente aos deputados Galeno Torquato (PSD) e Gustavo Fernandes (PMDB). Na sessão plenária desta quarta-feira (11), George Soares destacou as ações realizadas nos países visitados e o interesse demonstrado pelos empresários estrangeiros em investir no setor de energias renováveis no Rio Grande do Norte.

“Tivemos a honra de representar a casa de José Augusto numa série de compromissos em Portugal e na Alemanha. Ações que têm chances de se tornarem frutos relevantes para nossa terra. Nesse período tivemos a oportunidade de percorrer essas duas nações, como representantes da Frente das Energias Renováveis para o Desenvolvimento Sustentável do RN e as experiências que nos foram apresentadas,  o modelo de cooperativas do local é exemplo para todo o mundo”, disse George Soares.

Além da possibilidade de futuros convênios entre faculdades alemãs e lusitanas com o Instituto do Legislativo Potiguar (ILP), George Soares falou sobre a criação de uma associação com o intuito de apoiar e unir os municípios que serão beneficiados com parques eólicos e de energia solar. A instituição se dará através de parceria entre a Assembleia Legislativa e a Organização das Cooperativas (OCB/RN).

“Precisamos criar uma legislação compensadora assim como é a questão dos municípios que produzem petróleo. Precisamos modificar e buscar o caminho do beneficiamento do meio ambiente e dos municípios”, destacou.

Os deputados Hermano Morais (PMDB), Galeno Torquato (PSD), Getúlio Rêgo (DEM), Jacó Jácome (PMN), Márcia Maia (PSB) e Gustavo Fernandes (PMDB) contribuíram com o pronunciamento destacando a importância desse tipo de intercâmbio para o Estado. “Vamos fortalecer essa frente para que possamos trazer o desenvolvimento para o estado do RN”, destacou Galeno Torquato.

Em Portugal, os deputados visitaram a Universidade Lusófona na cidade de Lisboa, a convite da Agência Internacional de Promoção e Defesa da economia social (AIPDES). No encontro foi proposta a criação de uma Frente de Apoio às energias renováveis na instituição e também a troca de conhecimento com a oferta de cursos de energias renováveis para o RN, através do Instituto do Legislativo Potiguar.

Na Alemanha, os deputados se reuniram com representantes da organização das cooperativas do Estado de Baden-Wurtemberg, ligadas às energias renováveis. Foram apresentados os modelos administrativos e operações das cooperativas que operam no sistema de energias renováveis. O estado Alemão visitado se destaca por ter mais de 800 cooperativas em todos os setores da economia e mais de 40% da população ativa participando dessa modalidade econômica.

“São exemplos poucos conhecidos e utilizados no Brasil que podem ser bem implantados e difundidos na nossa região, tão rica na oferta da principal matéria-prima”, disse George Soares.

Assembleia Legislativa do RN

Nenhum comentário :