sábado, 3 de outubro de 2015

Enem 2015: local da prova já pode ser consultado no cartão de inscrição

Cartão de inscrição informa onde candidato vai fazer a prova. (Foto: Reprodução/Inep) 
Cartão de inscrição informa onde candidato vai fazer a prova. (Foto: Reprodução/Inep)
A consulta ao cartão de confirmação de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015 foi liberada nesta sexta-feira (2). O documento apresenta o endereço do local de prova, os dados do candidato e a opção de língua estrangeira escolhida (inglês ou espanhol).


Os candidatos devem acessar o endereço enem.inep.gov.br/participante e informar o número do CPF e senha para visualizar os dados.
Caso você não lembre sua senha, é possível recuperar o acesso ao site usando seu CPF, sua data de nascimento e o endereço de e-mail ou telefone celular indicado no formulário de inscrição. Para isso, é preciso acessar o endereço enem.inep.gov.br/recuperar-senha.html.

O cartão de confirmação do Enem não precisa ser apresentado no dia das provas; é recomendável, porém, que o candidato o leve junto, porque ele tem todos os detalhes sobre o local de prova, incluindo o endereço, o nome da escola, o andar e o número da sala.
Cartão só pela web
Neste ano, pela primeira vez, o Ministério da Educação não vai encaminhar a versão impressa pelos Correios. O exame tem 7.746.118 inscritos e será aplicado nos dias 24 e 25 de outubro.
Outra novidade é que o candidato poderá salvar o cartão em seu computador no primeiro acesso para não ter de voltar ao sistema.
A recomendação do MEC é para que os candidatos visitem o local dias antes do Enem, para evitar imprevistos. Nesta tarde, no Twitter, participantes do Enem usaram as redes sociais para criticar e elogiar as escolhas dos locais de prova. Como regra, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) busca colocar os alunos em escolas a até 30 km da residência do candidato.

 Acesso ao sistema
O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Chico Soares, disse ao G1 que o sistema, já utilizado no período de inscrições, não deve apresentar problemas por causa do fluxo intenso de acessos.
“Só no último dia de inscrição, em 1 hora, inscrevemos mais de 120 mil alunos. O sistema do Inep está acostumado, mesmo no momento da inscrição, quando ocorreu alguma flutuação, logo voltou e ninguém deixou de se inscrever. Agora é muito mais simples.”
Com o acesso ao cartão de confirmação exclusivamente pela internet, o governo diz que a economia é de cerca de R$ 16,5 milhões com despesas de produção gráfica e distribuição. “Estamos fazendo um bom uso da internet para que os candidatos tenham acesso às informações de forma tranquila e, ao mesmo tempo, mais barata para nós”, diz Chico Soares.

FONTE: http://g1.globo.com/educacao/enem/2015/noticia/2015/10/local-do-enem-ja-pode-ser-consultado-veja-onde-fazer-provas.html

Nenhum comentário :