sábado, 20 de junho de 2015

Operação termina com 28 detidos e 1.900 arribaçãs apreendidos no RN

Do G1 RN

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) deteve 28 pessoas suspeitas de caçar arribaçãs em uma fazenda em Caiçara do Norte, município a 160 quilômetros de Natal. A operação, batizada de "Migratórios", encontrou cerca de 1.900 arribaçãs mortas, sete espingardas de pressão, diversas baladeiras e porretes com os supostos caçadores.

A ação contou com o apoio de policiais militares de Mossoró, da Polícia Rodoviária Federal, da Polícia Federal e também da Prefeitura de São Bento do Norte.

No local também foram apreendidos cinco automóveis e 23 motocicletas de propriedade dos suspeitos. Os veículos ficarão retidos no Ibama. Atualmente o Ibama potiguar tem cerca de 100 veículos apreendidos.

Rifles também foram apreendidos durante operação (Foto: Divulgação/Ibama)Rifles também foram apreendidos durante
operação (Foto: Divulgação/Ibama)
“É uma área de postura e criação de filhotes, o que torna esse crime muito mais grave”, explicou. Atualmente o Ibama RN tem cerca de 100 veículos apreendidos. Segundo a chefe da fiscalização do Ibama no RN, Cláudia Zagaglia, os fiscais chegaram até o local da caça através de uma denúncia segura, o que permitiu a verificação do flagrante.

Todos os caçadores detidos foram autuados em R$ 500 por unidade de arribaçã abatida, o que elevou o total de multas aplicadas nessa operação para quase R$ 950 mil. Além da multa, deverão responder na justiça por crime contra o meio ambiente, o que poderá resultar em nova sanção pecuniária ou mesmo em detenção por até um ano.

Nenhum comentário :