quinta-feira, 3 de maio de 2012

Rosalba Ciarlini passa por constrangimentos no Twitter e em reportagem do Jornal Nacional

rosalba_-_governadora_8Um 1° de maio para a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) esquecer. Primeiro, o movimento denominado "twitaço" que levou o #RosalbaVergonhadoRN para a liderança do trading topics (espécie de ranking dos assuntos mais comentados da rede social). A noite foi a vez do segundo constrangimento: reportagem do Jornal Nacional denunciou o caos da saúde pública na capital e o secretário estadual da Saúde Domício Arruda negou-se a comentar o assunto, alegando ser feriado.
O movimento #RosalbaVergonhadoRN foi organizado pelos servidores e docentes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) e ganhou apoio de elementos externos à comunidade acadêmica. A ação é fruto do descumprimento de acordos previstos para o mês de abril. A governadora chegou a confirmar ao O Mossoroense que daria o reajuste de 10,65%, mas seus secretários desmentiram a chefe do Executivo. Foram centenas de manifestações contra a gestão demista.
Além disso, a chefe do Executivo enfrenta desgastes de vários setores da sociedade. Já enfrenta greve dos servidores da saúde e a insatisfação de empresários que não recebem. Isso sem contar vários municípios que sofrem com a falta de água no interior do Rio Grande do Norte. A situação considerada mais grave é na cidade de Luís Gomes, onde falta água há mais de 200 dias.
Já na matéria do Jornal Nacional foi denunciado o caos na saúde. Foram mostradas imagens de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) improvisadas e falta de coleta de lixo em hospitais da rede estadual.
Ao final da reportagem foi informado que Domício Arruda não são pronunciaria porque terça-feira era feriado. O assunto também ganhou destaque no Twitter sob a inscrição #porquehojeeferiado. Foram centenas de mensagens irônicas sobre a postura do auxiliar de Rosalba.

Em nota, governadora declara ser vítima de "ação orquestrada"

A governadora Rosalba Ciarlini se manifestou a respeito do movimento na rede social. Por meio de uma nota ela disse tratar-se de um movimento "orquestrado". "Atingida por um movimento orquestrado, através de uma rede social, movimento originário de minha cidade, uso o mesmo meio para dar minha resposta. Quem assume função pública precisa de humildade para receber críticas, por mais injustas que sejam. Aceito as críticas sem discussão", declarou.
A chefe do Executivo estadual admitiu que enfrenta dificuldades. "Ainda não estamos fazendo o Governo que desejamos, e tenho certeza, vamos realizar. Democraticamente, entendo a impaciência de muitos e até o oportunismo de outros", destacou.
A governadora afirma que não merece ser tachada de vergonha do Rio Grande do Norte por sua gestão não ser alvo de denúncias de corrupção. "Felizmente o twitaço não pode apresentar um só ato de improbidade ou ação pouco republicana. Atos que efetivamente me envergonhariam e envergonharia o Rio Grande do Norte. Um Governo limpo é a base da grande virada que nossa gestão haverá de conseguir com um conjunto de ações capazes de melhorar a vida dos norte-rio-grandenses. Aliás, como fizemos em Mossoró, mesmo contrariando interesses poderosos", acrescentou.

DOMÍCIO
Após ser duramente criticado nas redes sociais por se negar a falar com o Jornal Nacional por terça-feira ser feriado, Domício Arruda se manifestou no Twiter: "O que poderia ter dito ao Jornal Nacional: 1. Vamos negociar com os grevistas. 2. O lixo já foi recolhido 3. É o subfinanciamento da Saúde. Essa não saiu na TV: o lixo do Walfredo foi todo recolhido no feriado".

Fonte: O Mossoroense

Nenhum comentário :