sábado, 24 de março de 2012

Mais de 600 mil aposentados e pensionistas podem ter aumento de benefício

Mais de 600 mil segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) poderão ter aumento no benefício por conta de um erro de cálculo do órgão. 
O MPF (Ministério Público Federal) em São Paulo e o Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da Força Sindical entraram na Justiça com uma ação civil pública exigindo que o INSS revise automaticamente todas as aposentadorias por invalidez, auxílio-doença e pensões por morte concedidas a partir de 29 de novembro de 1999.
Naquela data, entrou em vigor a lei nº 9.876/99, que determinava que a concessão do auxílio-doença, da aposentadoria por invalidez e das pensões por morte deveria ser calculada considerando apenas 80% dos maiores salários de contribuição. Porém, o cálculo foi feito com base em 100% dos maiores salários, o que reduziu os benefícios dos segurados.
O INSS reconheceu o erro de cálculo em abril de 2010, quando editou uma circular orientando as agências a realizarem a revisão dos benefícios. Porém, a revisão só é realizada se o beneficiado prejudicado fizer um pedido formal. A ação do MPF tem como objetivo obrigar o órgão a fazer a revisão automática, em um prazo máximo de 90 dias.
 
fonte: o paralelo de Jackson jk

Nenhum comentário :