quarta-feira, 13 de julho de 2016

Caixa Aqui de Encanto/RN é assaltado

Resultado de imagem para Caixa aqui[Um correspondente bancário do Caixa Aqui, da cidade do Encanto/RN foi assaltado por volta das 15h00, desta terça-feira (12) por dupla armada com uma faca, de onde foi subtraído uma certa quantia em dinheiro. Após o roubo a dupla saiu em uma motocicleta de características não informada, no sentido Pau dos Ferros/RN. 

A Polícia ao tomar conhecimento do fato saiu em perseguição aos meliantes e ainda solicitaram apoio ao 7º BPM, de onde foram enviadas as guarnições do GTO e do adjunto ao oficial de dia. Os larápios conseguiram escapar da ação policial. 

O valor levado não foi divulgado.

Fonte:Nosso Paraná RN

Homem tem motocicleta furtada após deixar chave na ignição na zona rural de São Francisco do Oeste/RN.

O proprietário de uma motocicleta Honda CG Titan, KSE verde, 125 cc, acabou tendo a moto furtada na noite desta terça-feira (12) após se descuidar e deixar a chave na ignição.

O Fato ocorreu no Sítio Arapuá, na altura do KM 136 da BR 405, zona rural de São Francisco do Oeste/RN. 

O dono estaria aguardando uma filha chegar do colégio, indo para casa de um irmão localizada nas proximidades, deixou a moto estacionada a margem da rodovia com a chave na ignição, foi quando dois meliantes que se encontravam próximo aproveitaram a situação para cometer o furto.

O furto ocorreu por volta das 20h00 e a Polícia se encontra em diligências.


Fonte: Nosso Paraná RN

terça-feira, 12 de julho de 2016

Encanto RN: Situação e Oposição definiu hoje os candidatos a prefeito e vice para as eleições de 2016



O grupo da situação o anuncio foi feito durante reunião ocorrida na noite desta terça-feira (12), na Câmara Municipal, a qual reuniu, além de Alberone, e do vice-prefeito, Alex Medeiros, todos os vereadores da bancada governista O atual presidente da Câmara Municipal, Vereador Atevaldo Nazário, é o pré-candidato do sistema liderado pelo prefeito, e o vice sera definido nos próximos dias 




O grupo da Oposição o anuncio foi feito durante uma reunião ocorrida na noite desta terça-feira (12), na casa do Ex prefeito Dr Neto , tendo como candidato a prefeito o vereador Luzimar Carlos (PSB) e vice a psicologa Lídia Gudes (SD) A dupla conta com o apoio do ex-prefeito, ‘Neto Chaves’, e dos lideres partidários do  PP, PR, PT, PMDB e PSDB. Ao todo são sete legendas.

Auditores da Receita anunciam greve de dois dias por semana a partir de quinta, (14)

DA REDAÇÃO COM AGÊNCIA BRASIL
A partir de quinta-feira (14), a liberação de cargas e de bagagens nas fronteiras, nos portos e nos aeroportos ficará mais lenta. Os auditores fiscais entrarão em operação padrão por tempo indeterminado. Nas unidades da Receita Federal, os auditores cruzarão os braços dois dias por semana. 

A categoria alega descumprimento do acordo salarial fechado no fim de março, porque o governo ainda não informou quando enviará ao Congresso o projeto de lei que reajusta as remunerações e atende a outras reivindicações não salariais.

Em nota, o Sindifisco Nacional, entidade que representa os auditores, informou que a reunião de quarta-feira (6) entre representantes da categoria e o ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, terminou sem avanços. Segundo a nota, não há prazo para o envio do projeto e existem dificuldades técnicas e jurídicas em relação ao bônus de eficiência previsto no acordo.

Médicos

Conforme o Sindifisco Nacional, a decisão do governo de instituir uma gratificação para médicos peritos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) representou o estopim da operação padrão.

Na quinta-feira (7), o governo anunciou o pagamento de R$ 60 por perícia para os médicos que trabalharem além do horário revisando 840 mil auxílios doença e 3 milhões de aposentadorias por invalidez concedidos há mais de dois anos.

Por meio da assessoria de imprensa, o Ministério do Planejamento informou que revisa todos os acordos salariais concedidos na gestão da presidenta afastada Dilma Rousseff e fez um apelo para que não haja acirramento nas negociações. A Receita Federal informou que não comenta mobilizações de servidores.

Quadrilha especializada em ataque a carro-forte é presa no Ceará

Um criminoso do Rio Grande do Norte, que está na lista dos mais perigosos do Estado, é um dos capturados

DA REDAÇÃO COM DIÁRIO DO NORDESTE
Um bando que planejava um ataque a carro-forte foi preso, na última sexta-feira (8), em um sítio no bairro Sapiranga, onde estava reunido para planejar a ação. De acordo com a equipe da Delegacia Metropolitana de Maracanaú (DMM), responsável pela prisão, a quadrilha era especializada neste tipo de crime. Um homem fugitivo do presídio de segurança máxima de Alcaçuz, no Rio Grande do Norte, está entre as pessoas capturadas.

Segundo o delegado Dionísio Amaral, titular da DMM, os criminosos estiveram em Maracanaú arregimentando pessoas para participarem do ataque. "Pela posição na ponta da Região Metropolitana e por ter ligações com estradas, Maracanaú é alvo de braços de quadrilhas do crime organizado. Tivemos informações dessas pessoas aqui arregimentando outros criminosos e fizemos o acompanhamento deles até o sítio, na Sapiranga, onde foram presos".

No local, foram apreendidas uma espingarda calibre 12; uma pistola calibre 380; e uma pistola calibre 9 milímetros. Segundo a Polícia, o bando aguardava o recebimento de mais dois fuzis que usaria no assalto ao carro-forte. Além do armamento, a Polícia encontrou no local um automóvel Toyota, modelo Corolla, de cor prata, com placas QGQ-5500 de Jardim de Piranhas, no Rio Grande do Norte. O veículo tem queixa de roubo. Foram capturados Julianderson Lopes da Silva, 22, que responde por três roubos, posse ilegal de arma de uso restrito, tráfico e receptação; Jeferson Rodrigues, 25, que responde por três homicídios, cinco roubos, receptação, porte de arma de uso restrito e organização criminosa; Antônio Márcio Oliveira de Almeida, 37, que responde por seis roubos, um furto, um porte de arma de uso restrito e organização criminosa; e Luciano Bezerra da Silva Filho, 33.

Dentre os presos estão dois foragidos da Justiça. Antônio Almeida é fugitivo do Instituto Penal Professor Olavo Oliveira (IPPOO) II, em Itaitinga e Luciano filho, o 'Lucianinho', é fugitivo do presídio de Alcaçuz, no Rio Grande do Norte. "Eles afirmaram extraoficialmente que atacariam o carro-forte. Conseguimos evitar o crime patrimonial e também as possíveis consequências, como mortes", afirmou Amaral.

Financiadores

Dionísio Amaral declarou que as investigações continuam em busca de outras pessoas que agiam na linha de frente das ações criminosas praticadas pela quadrilha e também dos financiadores, que ofereciam armas e apoio logístico. "Esse era um bando organizado que agia sempre junto. Estamos investigando o financiador, o proprietário das armas neste mesmo procedimento. Muitos criminosos adquirem armas e ficam alugando e dando apoio logístico a outros, oferecendo carros roubados para fugas e imóveis para que fiquem homiziados enquanto planejam novas ações".

O delegado informou também que 'Lucianinho' estava morando no Ceará desde que fugiu da prisão e que há um indicativo de que ele agia sempre com estas mesmas pessoas. Amaral revelou que eles são suspeitos de terem participação em roubos a banco e a carros-fortes no Ceará.

Perigoso

Luciano Filho está entre os 10 criminosos mais procurados do Rio Grande do Norte. Ele responde por 21 processos, sendo 17 em Varas Criminais de Natal e quatro em Parnamirim. Além disso é investigado em oito inquéritos da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF).

Luciano Bezerra Filho fugiu da prisão de segurança máxima potiguar no dia 21 de janeiro com outros nove detentos. Eles escaparam por um túnel, que desembocava na marulha entre duas guaritas. A Polícia do Rio Grande do Norte considera 'Lucianinho' como um dos homens mais perigosos do Estado. Ele era considerado 'especializado' em assaltos a residência de luxo, depois migrou para crimes contra instituições financeiras.

quinta-feira, 7 de julho de 2016

Inscrições para o concurso da Uern encerram nesta quinta-feira

Neste concurso, a Uern oferta 116 vagas, sendo 76 para docentes, 29 para Técnico de Nível Superior e 11 vagas para Agente Técnico Administrativo.
Encerra nesta quinta-feira, 07 de julho, às 23h59, o prazo para as inscrições no concurso público da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern). Abertas no dia 9 de junho, as inscrições são realizadas on-line, pelo site do Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan) – www.idecan.org.br.
Neste concurso, a Uern oferta 116 vagas, sendo 76 para docentes, 29 para Técnico de Nível Superior e 11 vagas para Agente Técnico Administrativo (Nível Médio). A expectativa de que os aprovados sejam convocados e nomeados para iniciar as atividades no semestre letivo 2016.2.
As taxas são R$ 200,00 para professor; R$ 70,00, Técnico de Nível Superior e R$ 50,00, Agente Técnico Administrativo (Nível Médio). O prazo para isenção já foi vencido e os resultados com as relações de deferidos e indeferidos constam no site do Idecan.
O pagamento da guia poderá ser efetivado em qualquer agência bancária do Banco do Brasil, seus correspondentes ou através de pagamento por Internet Banking. Já as provas devem ser aplicadas no dia 14 de agosto.
Confira os editais:

Lei torna obrigatório uso da Bandeira Nacional em eventos financiados com dinheiro público

O Projeto de Lei que torna obrigatória a exibição da Bandeira Nacional em peças e campanhas de divulgação de eventos, bens ou serviços de cunho esportivo ou cultural, inclusive produções audiovisuais patrocinadas com recursos públicos federais foi publicado na edição desta quinta-feira, 7, no Diário Oficial da União (DOU).
A matéria também estende essa obrigatoriedade aos eventos de futebol de clubes que participam e recebem recursos da Timemania, modalidade de loteria da Caixa Econômica Federal (CEF) em que são usados nomes, marcas e símbolos das agremiações.
Segundo o projeto, na divulgação, a Bandeira deve ser exibida segundo as regras do manual oficial adotado em lei.
Foram acrescentadas a substituição dos termos “desportivos”, “paradesportivos” e “desportivas” pelos termos “esportivos”, “paraesportivos” e “esportivas”, o modo mais atual e abrangente de se referir aos esportes.
Jornal de Fato

Estelionatário usa nome de deputado para aplicar golpe em Pau dos Ferros RN.

A Polícia Civil de Pau dos Ferros começou a investigar a atuação de um estelionatário que vem utilizando o nome do Deputado Estadual, Getúlio Rego (DEM), para tentar tirar dinheiro de seus correligionários.
Através do Whatsapp, um homem, identificando-se como representante do parlamentar, busca angariar recursos.
O Boletim de Ocorrência foi registrado por um empresário pauferrense que foi abordado pelo falso assessor.
Através de seu perfil em uma rede social, Getúlio Rego descartou qualquer possibilidade de autorizar alguém a utilizar seu nome para obter qualquer vantagem. “Qualquer atitude neste sentido não passa de uma fraude”, afirmou Getúlio.
O crime será investigado pela Polícia Civil que buscará identificar e prender o estelionatário.
Fonte: Blog do JP

Sargento da PM é baleado durante assalto em Natal

Na foto o momento em que o sargento PM Fonseca é socorrido


Um sargento da Polícia Militar foi alvejado na tarde desta quarta-feira (6) após ser surpreendido por dois homens, em uma motocicleta que tomaram sua arma, no bairro do Golandim, em Natal. O sargento Almir Medeiros da Fonseca acabou baleado na altura do pescoço e foi socorrido por médicos do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) ao Hospital Clóvis Sarinho.
A PM informou que já tem as características dos suspeitos e iniciou diligências com o apoio da aeronave Potiguar 01 para tentar capturar os criminosos.

Fonte: FOCOELHO

terça-feira, 5 de julho de 2016

Governo decreta série de medidas de redução de despesas

DA REDAÇÃO COM NOMINUTO.COM
O Governo do Estado do Rio Grande do Norte publica nesta terça-feira (5), no Diário Oficial do Estado, o decreto de nº 26.197 que trata da redução de despesas de custeio nos órgãos e entidades do Executivo Estadual e determina a apresentação de uma proposta de Lei Complementar para a realização de reforma administrativa no Estado.

O documento traz diretrizes sobre a contenção de gastos em contratos com empresas de terceirização de mão de obra, locação de veículos, equipamentos, imóveis e combustível e dá, à Secretaria de Estado do Planejamento e das Finanças (Seplan), um prazo de 30 dias para apresentar a proposta de Lei Complementar sobre a reorganização do Executivo.

A respeito dessa Lei Complementar, o decreto define que terá entre os objetivos promover “a racionalização da estrutura, com redução do quadro de cargos comissionados e funções gratificadas dos orgãos e entidades da administração pública estadual direta e indireta” além do “aumento da eficiência, eficácia e efetividade do gasto com cargos comissionados e funções gratificadas”. O Rio Grande do Norte já é o estado com o menor índice de cargos comissionados, com 1.139 cargos em um total de 60 mil servidores ativos.

O decreto leva em consideração a frustração de receita no primeiro quadrimestre deste ano, que já alcançou montante superior a R$ 155 milhões, e a necessidade de priorizar os pagamentos dos servidores estaduais e a redução de despesas com pessoal em adequação ao limite de gastos impostos pela Lei de Responsabilidade Fiscal. 

Contratos

Com a publicação da norma, está fixada a redução em 25% das despesas em contratos com empresas terceirizadas de mão de obra e de locação de veículos e equipamentos. Órgãos que possuem imóveis locados deverão realizar revisão de contratos para buscar uma redução de 20%, sendo prioridade para a substituição de locações os imóveis de propriedade do Estado. 

O decreto não se aplica à Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP) e à Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED), que deverão apresentar em até 30 (trinta) dias estudos que demonstrem o percentual máximo de contratos e outros acordos passíveis de redução.

Telefonia e veículos

Outra meta é a economia de 20% na redução do número de telefones celulares utilizados pelos órgãos do Executivo e 30% no consumo mensal dos aparelhos. Em relação aos veículos oficiais próprios, locados, cedidos, doados ou que estejam devidamente autorizados a prestar serviços ao governo, a meta é reduzir em 20% o consumo de combustíveis. 

Os veículos oficiais deverão ser recolhidos no último dia útil da semana no fim do expediente, com exceção dos que desempenham atividades de fiscalização, segurança pública e de emergência médica.

Em relação à cessão de servidores, a determinação é que a remuneração dos profissionais cedidos seja custeada pelo órgão de destino, sendo revogada automaticamente caso não haja o cumprimento do pagamento do ônus. 

O decreto também limita a quantidade de servidores em viagens oficiais e veda o custeio de viagens para congressos, seminários e afins.

O cumprimento das medidas previstas no Decreto será fiscalizado pelas secretarias de Estado do Planejamento e das Finanças (SEPLAN), da Administração e dos Recursos Humanos (SEARH) e pela Controladoria-Geral do Estado (CONTROL), por meio de relatório circunstanciado.

Governo do RN convoca 126 professores aprovados em concurso

DA REDAÇÃO VIA MOSSORÓ HOJE
COM INFORMAÇÕES DA ASSECOM/RN

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação e da Cultura, realizou a convocação de 126 professores para compor o quadro efetivo da rede estadual de educação.

São professores de Pedagogia para os anos iniciais, que atuarão em todas as 16 diretorias regionais de educação. A lista dos convocados está publicada na edição do Diário Oficial do RN do último sábado (2). Confira AQUI.

Os candidatos terão 30 dias, a partir da data de publicação, para se apresentarem nas sedes das 16 Diretorias Regionais de Educação e da Cultura (Direcs) localizada em Natal e nos municípios de Parnamirim, Nova Cruz, São Paulo do Potengi, Ceará Mirim, Macau, Santa Cruz, Angicos, Currais Novos, Caicó, Assu, Mossoró, Apodi, Umarizal, Pau Ferros dos Ferros e João Câmara.

Os candidatos devem no ato de apresentação portarem os seguintes exames médicos necessários: atestado de sanidade mental, válido por trinta dias; hemograma; glicemia em jejum; sumário de urina com sedimentoscopia; parasitológico de fezes.

Esses documentos têm que ter a validade de 90 dias. As candidatas gestantes devem apresentarem laudo de ginecologista atestando estarem isentas dos exames de radiologia. Os professores devem também portarem com validade de 6 meses documentos de eletrocardiograma com parecer de um cardiologista, e o raio x do tórax em PA e Perfil com laudo de um radiologista. 

Os candidatos com idade igual ou superior a 45 anos do sexo masculino devem apresentar dosagem PSA; citologia oncótica para candidatos do sexo feminino, com parecer de médico ginecologista; mamografia para o sexo feminino com idade igual ou superior a 45 anos com parecer de médico mastologista. 

O local para a inspeção médica admissional dos candidatos está situado na sede da Emater/RN, no Centro Administrativo do Estado, bairro de Lagoa Nova, em Natal. 

Deve também apresentar o número da conta bancária e agência em nome do titular da conta (conta do Banco do Brasil), certidão negativa de antecedentes criminais expedidas pelas Justiça estadual e federal, assim como, pela Polícia Civil da localidade em que o candidato possuir residência nos últimos cinco anos, e cópia da carteira de inscrição no Conselho Regional de Educação Física para os convocados de Educação Física.

TCE disponibiliza para a Justiça Eleitoral lista de gestores com contas rejeitadas

O Tribunal de Contas do Estado-TCE/RN, disponibilizou, nesta terça-feira (05), a lista referente às contas de governo, julgadas pelas respectivas Câmaras Municipais e Assembleia Legislativa, nos termos das informações prestadas pelos próprios Parlamentos à Corte de Contas, bem como a relação de pessoas que tiveram suas contas de gestão rejeitadas por irregularidade insanável em decisões das quais não cabe mais recurso, ou seja, com trânsito em julgado, no período dos últimos 8 anos (a partir de 05 de julho de 2008). A lista relativa às contas de gestão contém 1.364 responsáveis e 3.869 processos.

O presidente da Corte de Contas, Carlos Thompson Fernandes, enviou ofício para a presidente do Tribunal Regional Eleitoral, Maria Zeneide Bezerra, e para o procurador do Ministério Público Eleitoral, Kléber Martins de Araújo, informando da disponibilidade das listas na página eletrônica do TCE. A Justiça Eleitoral toma como base as informações fornecidas pelo Tribunal de Contas para declarar a inelegibilidade de candidatos a mandatos eletivos.

“O TCE tem a obrigação legal de enviar à Justiça Eleitoral e ao Ministério Público Eleitoral uma lista na qual contenha os nomes de pessoas que tiveram suas contas rejeitadas por irregularidade insanável em razão do exercício de cargos ou funções públicas. Essa lista, cumpre esclarecer, não significa a inelegibilidade automática”, aponta o presidente Carlos Thompson.

Da lista referente a contas de gestão, excluem-se unicamente os gestores falecidos e os que estiverem enquadrados nas hipóteses previstas na recomendação conjunta de 11 de junho de 2014, assinada pelo Ministério Público de Contas e pela Procuradoria Regional Eleitoral. A recomendação excluiu os responsáveis que tenham sido condenados por prestação de contas em atraso, que tenha ensejado a aplicação de multa, desde que tenham sido efetivamente prestadas; mora na remessa e/ou publicação de relatório de gestão fiscal, desde que tenha sido efetivamente remetido ou publicado; descumprimento de diligência que tenha atraído a aplicação de multa; entre outras.


No site do TCE, além da lista dos responsáveis pelas contas de gestão e de governo, estão disponíveis integralmente os processos nos quais houve julgamento pelo TCE, com as suas principais peças, tais como votos, acórdãos, certidões de trânsito em julgado, pareceres do Ministério Público de Contas e manifestações do corpo técnico

quarta-feira, 29 de junho de 2016

Andréa de Nóbrega deixa Carlos Alberto e 'A Praça É Nossa'

DA REDAÇÃO COM VEJA.COM ENTRETENIMENTO

Acabou a parceria entre o comediante Carlos Alberto de Nóbrega e a mulher rica Andréa. Em todos os sentidos. Os dois já não formam um casal nem são colegas de palco no humorístico A Praça É Nossa, do SBT. É a própria Andréa quem dá a informação a quem pergunta, por meio de comentários, no seu perfil no Instagram.

"Você separou do Carlos, mesmo? Ou é mais uma fofoca????", pergunta uma seguidora. "Sim", confirma a ex-participante do reality show Mulheres Ricas, da Band. "E seu quadro na Praça, Nova Rica, está extinto, isso tudo é verdade ou só boato? Nos dê uma explicação sobre isso!", exige outra. "É verdade", se limita a dizer Andréa.

A saída da Praça é recente: tem cerca de um mês. Mas a separação teria se dado já em março. Vale dizer que esta não é a primeira vez que Andréa e Carlos Alberto de Nóbrega se separam. Quando a atriz participou do Mulheres Ricas, em 2013, os dois estavam divorciados.

Alexandriense Itamara Batista vence o Concurso "Gata Vip 2016"

DA REDAÇÃO COM PORTAL CCNS

Desde o ano 2011 a equipe do Portal CCNS abre inscrições para o Concurso “GATA VIP”.

Hoje queremos apresentar aos internautas que acompanharam toda trajetória do concurso Gata Vip 2016, a grande campeã vencedora do concurso “Itamara Batista” com 2.016 votos (88%) se garantiu o primeiro lugar na competição do concurso Gata Vip 2016. Parabéns e que esse concurso sirva como porta aberta pra as passarelas de sucesso da moda. 

Em breve Entrevista com A Gata Vip 2016 “Itamara Batista” e a entrega dos prêmios a campeã.

No Facebook Itamara Batista vencedora do Concurso "Gata Vip 2016" agradece à todos que nela votaram. Veja:

terça-feira, 28 de junho de 2016

RN tem a 3ª gasolina mais cara do NE, com Natal na 4ª posição

DA REDAÇÃO COM DE FATO
O Rio Grande do Norte tem a terceira gasolina mais cara do Nordeste, com Natal na quarta posição entre as nove capitais da região. O cenário é do mais recente levantamento da Agência Nacional do Petróleo.

No ranking de preços da gasolina no NE, o estado do Ceará lidera com junto a capital Fortaleza, com R$3,95. Em seguida, Alagoas junto com a capital Maceió aparecem com R$ 3,83.

Entre os estados, o RN figura em terceiro, com R$ 3,79. E Natal surge na quarta colocação entre as capitais nordestinas, com R$ 3,75; antecedida por Recife, com R$ 3,77.

A gasolina mais barata na região é encontrada no estado do Maranhão: R$ 3,56; e na capital São Luís: R$ 3,43.

dsa
Infográfico extraído do Diário do Nordeste.

Pré-candidatos não poderão apresentar programas de rádio e TV a partir de quinta (30)

DA REDAÇÃO COM DE FATO
A partir de quinta-feira (30), as emissoras de rádio e televisão não poderão transmitir programas que sejam apresentados ou comentados por pré-candidatos às eleições municipais deste ano. A data está prevista no calendário eleitoral, aprovado por uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral.

Caso a regra seja descumprida e o pré-candidato seja escolhido na convenção do partido para concorrer às eleições, a emissora e o candidato poderão ser penalizados. Segundo o calendário eleitoral, as penalidades estão previstas em leis.

O texto diz que, a partir desta data, é "vedado às emissoras de rádio e de televisão transmitir programa apresentado ou comentado por pré-candidato, sob pena, no caso de sua escolha na convenção partidária, de imposição da multa prevista no parágrafo 2º do Artigo 45 da Lei nº 9.504/1997 e de cancelamento do registro da candidatura do beneficiário (Lei nº 9.504/1997, Artigo 45, parágrafo 1º)”.

Abono salarial PIS/Pasep poderá ser sacado até quinta-feira (30)

DA REDAÇÃO COM NOMINUTO.COM
Aproximadamente 1,38 milhões de trabalhadores brasileiros ainda não sacaram o abono salarial PIS/Pasep e têm até está quinta-feira (30) para sacar o benefício segundo informações fornecidas nesta segunda-feira (27) pelo Ministério do Trabalho.

De acordo com o governo foram pagos R$18,4 milhões até a última sexta-feira (24) para 22, 2 milhões de trabalhadores que compreende 94,14% do total.

Beneficiários devem procurar uma agência da Caixa Econômica ou Banco do Brasil para sacar os valores que equivale a um salário mínimo com valor de R$880,00. Os valores que não forem sacados retornam ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

Números oficiais revelam que em todo o Brasil 23,6 milhões de trabalhadores tem direito a receber o abono salarial de 2015. De acordo com o governo tem direito ao abono trabalhadores cadastrados no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos com remuneração média de até pelo menos dois salários mínimos. E que exerceram atividade remunerada durante pelo menos 30 dias em 2014.

Além disso, o trabalhador tem que ter seus dados informados pelo empregador (pessoa jurídica) corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

O Programa de Integração Social (PIS) e o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) são contribuições sociais de natureza tributária, devidas pelas pessoas jurídicas, com objetivo de financiar o pagamento do seguro desemprego e abono salarial.

COMO SACAR O BENEFÍCIO

O trabalhador deverá verificar se o benefício não foi depositado diretamente na conta, caso contrário deverá comparecer com o cartão cidadão e a senha cadastrada nos terminais de autoatendimento da Caixa ou em uma Casa Lotérica. Se não tiver o cartão cidadão o trabalhador poderá sacar em qualquer agência da Caixa com documento de identificação. As informações sobre o direito ao saque podem ser obtidas pela central de atendimento Alô Trabalho 158. Pelo 0800-7260207 da Caixa, e pelo autoatendimento 0800-7290001 do Banco do Brasil.