terça-feira, 19 de abril de 2016

Petróleo: bacia potiguar será debatida nesta quarta-feira no IFRN

Da Redação com De Fato
No próximo dia 20 de abril, o Instinto Federal do Rio Grande do Norte - IFRN, Campus Mossoró, sediará o I Ciclo de Debates sobre Petróleo direcionado à Soberania Energética do país e a Bacia Potiguar. O evento terá inicio às 19h no auditório do IFRN, entrada franca. A iniciativa do debate é do Sindicato dos Petroleiros e Petroleiras do Rio Grande do Norte – SINDIPETRO-RN, em parceria com o grêmio estudantil Valdemar dos Pássaros, do IFRN.

O objetivo é discutir as consequências da crise política e econômica no país direcionada ao setor de petróleo e gás no Estado, e os desdobramentos sobre o futuro do Pré-sal brasileiro.

Entre os palestrantes convidados, estão: Márcio Dias, Sociólogo e atual Diretor de Comunicação do Sindipetro/RN; Ricardo Pinheiro, Engenheiro de Petróleo e presidente da AEPET-NS e Eduardo Gagliuffi Peralta, Engenheiro de Petróleo e professor do IFRN, Campus Mossoró.

Os participantes vão apresentar argumentos para responder aos seguintes questionamentos: a privatização seria realmente a melhor estratégia? A privatização atenderia aos interesses dos brasileiros? Será que a Petrobrás não tem condições de renegociar a dívida com apoio do governo e manter o sistema íntegro? Será, a corrupção dentro da estatal, uma corrupção generalizada e imbatível? Energia é questão de Estado ou tem que depender de governo? Estas e outras perguntas serão discutidas no debate. Você é nosso convidado, participe!

Pré-sal - Recentemente foi aprovado no Senado um Projeto de Lei, de autoria de José Serra, que desobriga a Petrobrás de participar da exploração e produção do petróleo nas camadas do Pré-sal, o que permite a exploração deste por parte das multinacionais estrangeiras, independente da participação da estatal. Isso vem preocupando setores da sociedade, que encontram no Pré-sal uma forma estratégica de soberania energética que pode ser utilizada ao longo do século XXI.

Nenhum comentário :