quarta-feira, 16 de março de 2016

Cenário de chuvas no RN passa de 'muito chuvoso' para 'muito seco' em menos de três meses do ano

DA REDAÇÃO COM DE FATO
POR FÁBIO VALE

O cenário de chuvas no Rio Grande do Norte passou de "muito chuvoso" para "muito seco" em menos de três meses deste ano. O quadro referente à precipitações pluviométricas no estado piorou entre janeiro e março de 2016.

O levantamento da Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN sobre o acumulado de chuvas neste ano dá conta de que em janeiro 93 municípios do estado figuraram na classificação "muito chuvoso".

Outras 40 cidades potiguares apareceram como "chuvosa", cinco como "normal", cinco como "muito seco", nenhuma como "seco" e outros 24 municípios como "sem informação". No mês seguinte, a Emparn aponta que a situação ficou preocupante.

Em fevereiro, nenhuma cidade do estado figurou na classificação "muito chuvosa". Já 53 municípios apareceram como "seco" e 37 como "muito seco". Outros 48 figuraram como "normal" e apenas cinco como "chuvoso".

E a análise da Emparn referente aos primeiros quinze dias de março mostra que o território potiguar está no vermelho com relação à ocorrência de chuvas. 141 cidades do estado figuram como "muito seco" e duas como "seca". Nenhum município aparece nesse período nas classificações "norma", "chuvoso" e "muito chuvoso".

Nas últimas 24 horas, a Emparn registrou chuva em apenas três cidades potiguares: Encanto (Prefeitura) 10,0mm; Martins (Particular) 6,0 mm; e Portalegre( Particular) 2,3 mm.

Nenhum comentário :