quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Governo do RN aprova concurso para médicos do Itep

O Governo do Estado aprovou ontem a abertura de concurso público para preenchimento de 40 vagas para os cargos de perito criminal, médico-legista, psiquiatra auxiliar e auxiliar de perícia para o Instituto Técnico-Científico de Polícia (ITEP).
Magnus NascimentoItep terá concurso para 40 vagas, sendo 15 para legistasItep terá concurso para 40 vagas, sendo 15 para legistas

São nove vagas para perito criminal, 15 vagas para médico-legista, três vagas para psiquiatra e 13 para auxiliar de perícia. Os autos serão encaminhados para a Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social na manhã de hoje, segundo a assessoria de comunicação do Governo, para que seja dado andamento ao processo. As vagas são decorrentes de aposentadoria, exoneração e falecimento.

O concurso público considera, por exemplo, a carência de pessoal no ITEP, a natureza pública e essencial do serviço prestado pelo órgão e a indispensabilidade do exame de corpo de delito, conforme art. 158 do Código Penal. O certame é respaldado pelo art.22, da Lei Complementar nº 191, que veda o provimento de cargo público, admissão ou contratação de pessoal, mas ressalva a reposição decorrente de aposentadoria ou falecimento de servidores das áreas de educação, saúde e segurança.

Temporário
A Assembleia Legislativa aprovou na manhã de ontem projeto de lei que disciplina a contratação de médicos legistas pelo Instituto Técnico e Científico de Polícia (ITEP) para o atendimento de necessidade temporária. Os deputados apresentaram cinco emendas à proposta original do Governo do Estado, dentre as quais a que reduziu o prazo de contratação de quatro para um ano com possibilidade de prorrogação por mais um ano.

“A eventual prorrogação está condicionada a publicação de edital para concurso público com o objetivo de preenchimento de vaga para cargo de médico legista no Itep. Isso significa que o Poder Executivo deverá ter realizado concurso público em, no máximo, três anos”, explicou o deputado Hermano Morais (PMDB).

Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário :