quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Papa Francisco inicia visita oficial aos Estados Unidos da América

Maryland (AE) - O papa Francisco chegou aos Estados Unidos na tarde ointem, marcando o início de uma histórica visita de seis dias em um país com cerca de 70 milhões de católicos. Na primeira viagem do Pontífice aos EUA, estão programadas visitas a Washington, Nova York e a Filadélfia. O tour o levará tanto aos locais aonde se encontra o poder quanto nas comunidades menos privilegiadas, onde espera-se que Francisco tenha encontros com pessoas com problemas de saúde, imigrantes, detentos e líderes mundiais.
Susan Walsh/ApRecebido por Obama e família, papa Francisco cumprimenta crianças na base áerea de MarylandRecebido por Obama e família, papa Francisco cumprimenta crianças na base áerea de Maryland

O papa foi recebido calorosamente em uma cerimônia no final da tarde em uma base militar nos arredores de Washington pelo presidente Barack Obama, primeira-dama, Michelle Obama e pelo vice-presidente do país, Joe Biden e esposa Jill Biden. As filhas de Obama, Malia e Sasha e a mãe de Michelle, Marian Robinson, também receberam o papa, juntamente com uma delegação de líderes católicos norte-americanos. 

Assim que o papa colocou os pés no tapete vermelho na pista de pouso, ele foi saudado por palavras calorosas e gritos como "Bem-vindo aos Estados Unidos". A cerimônia para o pontífice no local incluiu uma guarda de honra militar, quatro arquibancadas lotadas de fiéis e uma banda de uma escola de ensino médio local.

A rara cerimônia de boas-vindas protagonizada pelo próprio presidente dos Estados Unidos ilustra a natureza histórica da visita do Papa Francisco ao país. O religioso tem sido creditado por reviver o papado e ter emergido como uma voz moral em questões como a pobreza, as mudanças climáticas e a crise de refugiados que assola a Europa. 

Ele também vem pressionando por uma Igreja mais inclusiva, diversificada e aberta, mesmo com as doutrinas tradicionais do Catolicismo - casamento entre pessoas do mesmo sexo, divórcio e questões de gênero - permanecendo inalteradas. 

Enquanto estiver nos EUA, o papa deve visitar a Casa Branca, o Congresso, a Assembleia Geral das Nações Unidas, uma organização católica que presta auxílio à pessoas carentes na capital, Washington, e uma prisão na Filadélfia, entre outras visitas. 

Além das boas vindas no aeroporto, Obama irá receber o papa em uma cerimônia na Casa Branca nesta quarta-feira, seguida de uma reunião no Salão Oval e, possivelmente, ocorrerá um comunicado em conjunto. 

Amanhã, o papa deve discursar em uma sessão conjunta no Congresso e depois segue para Nova York, aonde fará um pronunciamento na Organização das Nações Unidas (ONU), uma visita ao memorial dos ataques de 11 de setembro de 2001 e celebrar uma missa no Madison Square Garden. Na Filadélfia, ele visita o Hall da Independência, participa de um Festival das Famílias e se encontra com detentos na prisão de Curran-Fromhold.

Tribuna do Norte

Nenhum comentário :