quinta-feira, 31 de julho de 2014

Alunos de escolas públicas do semiárido participam de evento em Londres que reúne jovens de 60 países

Projeto de aluno de escola estadual de Tibau está entre os selecionados para o fórumProjeto de aluno de escola estadual de Tibau está entre os selecionados para o fórumMOSSORÓ/REGIÃO - O Programa de Extensão Ciência para Todos no Semiárido Potiguar, desenvolvido pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), em parceria com a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), possibilitará a participação de um grupo de alunos de escolas públicas do semiárido potiguar no 56º London International Youth Science Fórum (LIYSF), no Imperial College, em Londres, Inglaterra.
Esses alunos estão entre os 350 jovens cientistas de 60 países, participantes do 56º LIYSF. O evento iniciado no dia de 23 deste mês, se estenderá até o dia a 6 de agosto. Ao todo serão três projetos expostos por quatro alunos dos municípios de Mossoró (Escola Estadual Eliseu Viana, aluna Thatielly Thainara Silva Gomes), Tibau (Escola Estadual Rui Barbosa, aluno Jhonatan Victor Gomes Piffer) e Umarizal (Escola Estadual 11 de Agosto, alunos Aleksander Rafael Silva e Dennis Deniam de Albuquerque Ribeiro).
Os projetos participantes do 56º LIYSF foram premiados durante a 3ª Feira de Ciências do Semiárido Potiguar, realizada em Mossoró, em outubro do ano passado. A Feira é parte integrante do Programa de Extensão Ciência para Todos no Semiárido Potiguar, da Ufersa e da Uern, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura e apoio das Diretorias Regionais de Educação (Direds) .
Sob o tema “Eureka! - Descoberta e Desenvolvimento em Ciência”, o LIYSF2014 discute de que forma os cientistas podem criar novas soluções e abordagens para desafios importantes. De acordo com os organizadores, o evento deverá considerar como a ciência gerencia, ou deveria gerenciar, os processos de inovação para alcançar o máximo de benefícios; e como as soluções propostas podem afetar e serem afetadas no que diz respeito à ética, à economia, à política, à logística e com fatores sustentáveis.
Além de exporem os seus projetos, os estudantes participam de palestras, visitas a centros de ciência e de pesquisa e fóruns de discussão com renomados cientistas. O evento inclui visitas a locais históricos e culturais da cidade. Dentro do circuito de visitas estão as universidades de Cambridge e a de Oxford, quando terão a oportunidade de conhecer algumas pesquisas realizadas nas duas instituições. Todos esses momentos caracterizam uma experiência única aos jovens cientistas. O fórum que acontece, desde 1959, proporciona, também, a troca de experiências com os participantes dos demais países.


Fonte: O mossoroense

Nenhum comentário :