terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Produtores de melão preveem baixa na produção em 2014

Melão é o principal  produto de exportação do EstadoMelão é o principal produto de exportação do EstadoOs fruticultores que representaram o Estado na Feira Internacional para o Marketing de Frutas e Hortaliças, realizada no início de fevereiro em Berlim, na Alemanha, preveem queda na produção este ano devido à falta de água nos lençóis freáticos por causa da baixa pluviosidade.
Somente após o Carnaval, os produtores farão análise das oportunidades e aprendizados adquiridos na feira. No momento, os produtores concentram suas atenções no encerramento do balanço das vendas e produção do ano passado e tentam achar soluções aos problemas gerados pela falta de água.
"Ao contrário do que muitos imaginam, a falta de chuvas também prejudica o melão, pois não permite a renovação da água dos lençóis freáticos e aumenta a salinidade da água usada na irrigação da cultura", disse Franco Marinho, consultor do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Neste ano, a previsão dos meteorologistas é de chuvas abaixo da normalidade. A preocupação é que o volume de águas pluviais não seja suficiente para renovar o estoque em lençóis freáticos, que sofrem com a estiagem desde 2012.
"A situação este ano está crítica. Em Baraúnas, já há problemas de redução na produção por causa de poços que estão secando, e Mossoró pode ser atingida pelo mesmo problema por causa da proximidade", disse Franco.
O melão é o principal produto de exportação do Estado. Com a venda para o mercado externo no ano passado, a cultura rendeu cerca de 30 milhões de dólares. Soma-se ainda a esse valor quase R$ 50 milhões em vendas no mercado interno que ajudam a movimentar a economia potiguar.
Produtores buscam inovação em feira da Alemanha
O maior evento mundial de fruti e horticultura, a Feira Internacional para o Marketing de Frutas e Hortaliças, realizada todos os anos na Alemanha, é uma ótima oportunidade para os fruticultores realizarem intercâmbio de conhecimentos acerca de técnicas e produtos, além de ficarem por dentro do que há de mais moderno em relação a maquinário, sementes e mudas.
A comitiva que representou o Rio Grande do Norte é composta pelo presidente do Comitê Executivo de Fitossanidade (Coex) e da Agrícola Famosa, Luiz Roberto Barcelos; sócio-gerente da WG Fruticultura, Wilson Galdino Júnior; diretor da Mata Fresca, Paulo Cabral; presidente da Brazil Melon, Francisco Vieira; além de representantes da Cooperativa dos Fruticultores da Bacia Potiguar (Coopyfrutas). Eles irão se reunir em março para estudar técnicas ou semente capaz de resistir a menores quantidades de água, tendo em vista a necessidade frente às previsões meteorológicas deste ano.
A feira na Alemanha foi uma ótima oportunidade para expandir a rede de possíveis compradores das frutas produzidas no Estado. O cultivo do melão é hoje responsável por mais de 30 mil empregos diretos no Rio Grande do Norte e movimenta mais de R$ 80 milhões por ano no Estado, por isso a importância de se analisar e buscar saídas para possíveis crises na produção e comercialização da fruta, apontam economistas e produtores.

fonte: O mossoroense 

Nenhum comentário :