segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Segurança: Governadora inaugura simulador de tiros, equipamento para capacitação de policiais





O Governo do Estado, por meio da Polícia Civil realizou nesta manhã (02), na sede da Delegacia Geral de Polícia (Degepol), a primeira simulação do novo equipamento virtual para treinamento de tiros, batizado de Sistema de Tomada de Decisões - “Simulador Virtual para Treinamento Policial DPC Robson Luis Medeiros Lira”.
 O simulador foi adquirido em agosto de 2012, por meio de um convênio de R$ 1 milhão com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), com a finalidade de capacitar os policiais potiguares. O Rio Grande do Norte é o primeiro estado do Nordeste a adquirir o sistema de treinamento, que já funciona em outros quatro estados do País: Rio de Janeiro, Goiás, São Paulo e Amazonas.
 O simulador funciona como uma espécie de vídeo game. O policial fica dentro de uma sala composta por três grandes painéis que projetam um cenário virtual em um ambiente 3D. Durante o treinamento os policiais usam as próprias armas, mas os disparos são efetuados por um laser. Também é utilizado um colete vibratório que é acionado caso o policial seja atingido por algum disparo.
 O equipamento vai permitir aos policiais simularem 32 situações de confronto diferentes. O objetivo é treinar diferentes formas de abordagem, que fazem parte da rotina de um policial. Num ambiente virtual os policiais treinam a agilidade, técnica e o melhor momento de reagir sem cometer erros, permitindo também se proteger em situações de risco.
 Para a governadora Rosalba Ciarlini, a aquisição da nova ferramenta também é uma forma de valorizar o policial. “Estamos treinando e equipando todos os nossos policiais e também as forças amigas que poderão utilizar esse simulador. Ele vai auxiliar todo o nosso sistema de segurança. Essa capacitação vai dar mais preparo a todos que estão diariamente nas ruas, prestando esse importante serviço que é a segurança pública”.
 Além da Governadora também participaram da solenidade de inauguração o secretário de Segurança Pública e da Defesa Social, Aldair da Rocha e o Delegado Geral de Polícia, Ricardo Sérgio de Oliveira.

Nenhum comentário :