quarta-feira, 18 de abril de 2012

Médico urologista Antonio Segundo Neto fala sobre câncer de próstata e o que fazer para prevenir a doença

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Sua taxa de incidência é cerca de seis vezes maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento. Em todo o Estado da Paraíba, foi desenvolvida entre os dias 9 e 14 de abril, uma vasta programação alusiva à “Semana Estadual de Prevenção do Câncer da Próstata”, com a intenção de fomentar as políticas da Saúde do Homem.
O site da Unimed-Patos resolveu também contribuir com a discussão e conscientização sobre as necessidades de prevenção da doença entrevistando o médico Urologista Antonio Segundo Neto que, recentemente, proferiu palestra no auditório da Câmara municipal de Patos sobre o assunto. Ele explicou o que é próstata, como a doença se desenvolve e como se deve fazer para prevenir esse mal que atinge, em valores absolutos, o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres existentes.
O que é a próstata e onde ela fica localizada?


A próstata é uma glândula que só existe no homem.A próstata fica localizada logo abaixo da bexiga. Pesa aproximadamente 20 gramas e tem a forma de uma maçã.
Qual é a função da próstata?
Tem como função produzir substâncias que vão ajudar a tornar o sêmen mais fluido, facilitando a viagem dos espermatozóides
Quais os principais problemas que a próstata pode causar?
Adenoma Prostático, o temido Câncer de Próstata e a Prostatite (inflamação). O Adenoma Prostático ou Hiperplasia Prostática é um aumento benigno da próstata
O toque ainda é o exame mais aconselhado para diagnosticar problemas de próstata?
Sim, juntamente com a dosagem do PSA (exame de sangue) pode-se fazer uma boa análise das doenças da próstata.
Existem outros tipos de exames, a exemplo do PSA, é possível dispensar o toque retal na investigação do câncer de próstata, nesse caso?
Não, pois toque retal é uma parte do exame físico do paciente. E dependendo das queixas é indispensável.
Qual o valor do PSA que indica câncer de próstata?
A grosso modo considera PSA normal menor de 4,0ng/dl  mais existe outros critérios de PSA para análise como relação com PSA total/ livre, relação com idade, tamanho da próstata e etc.
Quais os sintomas que alertam para a necessidade de procurar o médico?
Jato urinário cada vez mais fraco; dificuldade ou demora para iniciar a micção;necessidade freqüente de urinar; acordar à noite para urinar; interrupção involuntária do jato urinário; presença de sangue na urina; dor ou sensação de queimação durante a micção; urgência (sensação de que não pode segurar a urina); sensação de esvaziamento incompleto da bexiga.
Homens jovens podem ter câncer de próstata?
Sim , mas é raro, comum mesmo a partir 40 anos de idade.
Com que idade recomenda-se iniciar exames de prevenção do câncer de próstata?
Recomenda-se a partir dos 45 anos, caso tenha histórico familiar deve-se antecipar para os 40 anos.
Vitaminas ajudam a prevenir o câncer de próstata?
Não. Nenhum trabalho conseguiu mostrar benefícios
Como o câncer de próstata se desenvolve?
A causa do câncer de próstata ainda não é conhecida. Entretanto, os especialistas conhecem determinados fatores associados a um maior risco de desenvolver a doença. Um deles é a história familiar do câncer de próstata. Os pacientes cujo pai ou irmão tiveram a doença apresentam risco duas vezes maior de desenvolver a doença. Indivíduos idosos também têm risco elevado; 75% dos casos ocorrem em pacientes com 65 anos ou mais. A raça é outro importante fator de risco. Os negros apresentam risco duas vezes maior de apresentar a doença, além de chance duas vezes e meia a três vezes maior de morrer por causa da doença.
Quais são as opções de tratamento para o câncer de próstata?
Cirurgia Prostatectomia radical, medicamentos com Hormonioterapia e radioterapia
Quais são as complicações mais comuns da cirurgia para retirada da próstata?
No caso depois da Prostatectomia Radial cirurgia para cura do Câncer de Próstata são:
-Risco de impotência sexual, incontinência urinária, estenose de uretra e infecções
O câncer de próstata costuma ser um câncer muito agressivo?
Câncer de próstata agressivo é determinado pelo método de Gleason e indica o potencial de metástase do câncer de próstata para os gânglios linfáticos ou ossos (sarcoma prostático). Um método de Gleason é dado ao câncer de próstata grau. Os números de escala de 1-5. O escore de Gleason números 2-10. Quanto menor a pontuação, melhor o prognóstico, maior o escore, o câncer é mais agressivo e o prognóstico é pior. Ou seja: o câncer de próstata é considerado agressivo quando ele cresce rapidamente, se espalha para outros órgãos fora da próstata, e deixa de ser retardado por terapias convencionais. (MN)
Antonio Segundo Neto é membro titular da Sociedade Brasileira de Urologia. Atende homens, mulheres e crianças na prevenção do câncer de próstata, exames de cistoscopia, peniscopia e estudo urodinâmico. Cirurgias por vídeo endoscopia sem corte e rápida recuperação. É especialista no tratamento de mulheres com distúrbios da micção.
Assessoria/Unimed Patos

Nenhum comentário :