Durante visita a Pau dos Ferros nesta segunda-feira (13), a Governadora Rosalba Ciarlini esteve no escritório local da Caern. A Chefe do Executivo estava acompanhada do Diretor-Presidente da Caern, Yuri Tasso, do Secretario Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Luciano Cavalcanti, e conferiu de perto o funcionamento da adutora de engate rápido, construída pelo Governo do Estado, através da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern). Também acompanharam a Governadora, o prefeito do município, Fabrício Torquato, e o ex-prefeito e ex-secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado, Leonardo Rego.
Em setembro, foram realizados os últimos testes p
ara iniciar a operação da adutora, construída para resolver a situação de falta d’água da cidade. O sistema tem 40 quilômetros de extensão e leva a água da Adutora Médio Oeste para o município. Para entrar em atividade a adutora dependia, além de sua execução pela Caern, que a Adutora do Alto Oeste entrasse em operação, esta executada pela Semarh e que passou a operar também em outubro. Por isso foi necessário o trabalho conjunto entre Caern e Semarh, assim como ocorre em outras obras.
"A população de Pau dos Ferros pode ficar tranquila porque vai chegar as casas água tratada, em quantidade suficiente, mesmo quando não houver inverno regular como tem ocorrido nos últimos anos", declarou Rosalba Ciarlini.
O Governo do Estado, por meio da Caern, investiu R$ 13,5 milhões na obra, contando com recursos do Ministério da Integração Nacional/Defesa Nacional. Além dos 40 km de tubulação de 300 mm, foram construídas duas estações de bombeamento ao longo da adutora. Ela estará interligada à Adutora Médio Oeste, que levará a água a partir da Barragem de Apodi.
A adutora de engate rápido de Pau dos Ferros tem uma vazão média de 250 metros cúbicos por hora, fornecendo à população da cidade 3,5 milhões por dia de água tratada. Como a vazão é maior que a necessidade, será possível distribuir a água também para outras localidades.
"Se há água, nada mais justo que fazermos a distribuição. Daqui de Pau dos Ferros levaremos água para São Francisco do Oeste, inclusive parte da tubulação está comprada", revelou a Chefe do Executivo.
A escolha por esse modelo de adutora para solucionar o problema de falta d’água de Pau dos Ferros se deu pela execução mais rápida que a tradicional, uma maneira de levar água para a cidade em menos tempo. Diferente da adutora tradicional, este tipo não precisa de escavação, nem do auxílio de equipamentos de grande porte.
"Pau dos Ferros estava numa situação muito delicada, por isso fomos a Brasília e em uma audiência a Presidente Dilma ao tomar conhecimento do problema de imediato determinou a liberação dos recursos para realizarmos a construção da adutora de Engate Rápido", esclareceu a Governadora.
Restaurante Popular
Durante sua passagem por Pau dos Ferros, a Governadora Rosalba Ciarlini fez uma visita e almoçou no restaurante popular. No local conversou com o público e com os funcionários.
" É uma visita que costumo fazer para saber como está o serviço, o atendimento ao público e também a qualidade da alimentação e mais uma vez pude comprovar o quanto a equipe trabalha empenhada em fazer o melhor pata clientela", declarou.
Em todo o Rio Grande do Norte são 24 unidades do Restaurante Popular divididas em 20 municípios. No total, são 19.200 refeições servidas, diariamente, nas 20 cidades. Só em Pau dos Ferros são 1.000 refeições por dia.
Nenhum comentário :
Postar um comentário