quarta-feira, 20 de abril de 2016

Aneel aprova alta na conta de luz de clientes do Rio Grande do Norte.


A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou nesta terça-feira (19) o aumento das tarifas de energia no Rio Grande do Norte. De acordo com o divulgado pela Aneel, o rejuste médio no estado será de 7,73%.

De acordo com uma nota divulgada pela Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern), as tarifas serão reajustadas em  7,78% para os clientes residenciais. Para as indústrias, o aumento será um pouco menor, de 7,61%. A distribuidora atende 1,3 milhão de clientes.
As novas tarifas entram em vigor a partir do dia 22 de abril, no entanto consumidor só irá perceber o aumento nas faturas recebidas a partir de maio.

Policial Militar é assassinado a tiros em Mossoró, RN

Da Redação com nominuto.com
Reprodução/Whatsapp
Policial militar foi executado na manhã desta quarta-feira, no bairro Santo Antônio, em Mossoró.
Um policial militar foi morto a tiros na manhã desta quarta-feira (20) em Mossoró, na região Oeste do Estado. Segundo a polícia, o crime aconteceu por volta das 6h no bairro Santo Antônio. A vítima era soldado da PM há 18 anos e foi identificada como Alriberg Lopes França. Atualmente ele trabalhava no 2° Batalhão. Este foi o segundo policial executado em menos de 24 horas no RN. Na manhã de ontem, outro PM já havia sido assassinado em Caicó.

PMMortoMossoro

O PM, identificado como Alriberg Lopes de França, acabou sendo executado quando parou em um sinal. Neste momento, dois homens que estavam em uma motocicleta se aproximaram dele e abriram fogo. Após o crime, os suspeitos fugiram do local sem deixar pistas.

Atingido na cabeça, o policial não resistiu aos ferimentos e morreu no local. A polícia ainda não tem informações sobre os criminosos, mas, segue realizando diligências na tentativa de encontrá-lo.

Senadores protocolam PEC que prevê eleição presidencial em outubro deste ano

Da Redação com nominuto.com
Mariana Jungmann, Agência Brasil

Seis senadores protocolaram nesta terça-feira (19) uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prevê a realização de nova eleição presidencial em outubro deste ano.

Os senadores Walter Pinheiro (sem partido-BA), Randolfe Rodrigues (Rede-AP), Lídice da Mata (PSB-BA), Cristovam Buarque (PPS-DF), João Capiberibe (PSB-PB) e Paulo Paim (PT-RS) já já tinham anunciado estavam trabalhando no texto da proposta e começaram hoje a colher assinaturas. A PEC recebeu 29 assinaturas de apoio – duas a mais que as necessárias para que comece a tramitar.

Pela proposta, o presidente e o vice-presidente eleitos neste ano terão mandato tampão de dois anos, contados a partir de 1º de janeiro de 2017. Assim, uma nova chapa presidencial seria eleita nas eleições gerais de 2018 e assumiria em 2019.

De acordo com os autores da proposta, a PEC não tem a pretensão de acabar com o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff e seguiria paralelamente a ele. O processo chegou ontem (18) ao Senado, depois de ter sua admissibilidade aprovada domingo (17) na Câmara dos Deputados. Os senadores que encampam a proposta de nova eleição presidencial em outubro esperam que a população adira à ideia, por não reconhecerem no vice-presidente Michel Temer legitimidade para governar o país, caso Dilma tenha o mandato cassado.

Depois de protocolado na Mesa Diretora do Senado, o texto será analisado para definição das comissões de mérito pelas quais passará. Caso seja aprovado no Senado, em dois turnos de votação no plenário, o texto ainda precisa passar pela Câmara dos Deputados, também em dois turnos.

Pauferrenses representam o RN em evento internacional de tecnologia

Da Redação com Mossoró Hoje

Os alunos Hawllysson Gardel e Moisés Freitas, juntamente com o professor orientador, Bonfim Aquino, do Insituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) Campus Pau dos Ferros, embarcaram na tarde do último sábado (16) rumo ao México para o representar o Brasil em evento internacional. 

O destino do grupo foi o evento "Proyecto Multimedia", do "Infomatrix Latino America", que está sendo realizado desde o dia 17 e vai até 20 de abril, na cidade mexicana de Guadalajara.

Os acadêmicos do curso técnico integrado em Informática desenvolveram o projeto intitulado: "Sistema eletrônico de monitoramento dos níveis de temperatura, umidade e CO² relativa em colmeias", que foi premiado durante a MocitecZN e Mocinn, em Natal. 

A premiação rendeu credenciamento para o evento internacional. 

O projeto piloto integra áreas dos cursos técnicos do Campus Pau dos Ferros (Alimentos, Apicultura e Informática).

O trabalho utiliza conhecimentos na área de Informática para resolver um problema na área de Apicultura e gerar futuros trabalhos na área de Alimentos. 

"O projeto é uma colmeia de abelha, que possui sensores de variáveis como temperatura, umidade e CO2. Então esses parâmetros que são monitorados na colmeia são parâmetros que, para a abelha, para uma colônia de abelha influencia bastante. A colmeia de monitoramento é basicamente isso: você monitorar, em tempo real, essas variáveis e fazer um estudo e realizar intervenções", explica Hawllysson.