O Enem, prova feita por mais de 6 milhões de estudantes a cada ano para ingresso em universidades, poderá ser transformado em um exame virtual. A proposta será levada à presidenta Dilma Rousseff pelo novo ministro da Educação, Cid Gomes.
Em entrevista à Folha de S.Paulo, Gomes afirmou também ter a intenção de dividir o Enem em dois dias, ideia apresentada por Fernando Haddad durante sua gestão à frente da pasta, em 2009.
Isso seria possível com o sistema imaginado pelo novo ministro, que permitiria a aplicação de provas completamente diferentes a cada aluno simultaneamente, ao invés de um único modelo a todos, como é feito atualmente.
As questões, inclusive, seriam tornadas públicas para consulta prévia. Gomes disse que, como haverá milhares delas, não existe perigo de que os alunos decorem o que vai cair. “Se o aluno conseguir decorar todas, ele é um gênio.”
As provas seriam aplicadas em locais previamente credenciados que contem com rede pública, como é o caso das universidades federais.
*Olhar Digital, UOL